na região

VÍDEO: São Sepé decreta emergência climática contra a instalação de mineradora de carvão

18.357

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Divulgação
Prefeito João Luiz dos Santos Vargas assinou decreto de emergência climática

Prefeitura e moradores estão em campanha para tentar impedir a instalação de uma mineradora em São Sepé. A empresa, de Santa Catarina, já comprou uma área de 200 hectares no interior do município e planeja iniciar a extração de carvão. Neste mês, o prefeito João Luiz dos Santos Vargas (PDT) decretou emergência climática no município e, com isso, assumiu o compromisso de contribuir para frear o aquecimento global.


A partir da publicação do decreto, a prefeitura passa a definir como prioridade a ampliação da busca por investimentos em energias renováveis. Uma usina de energia solar já está em construção no município, e o Executivo prevê que há potencial para investimentos também do setor eólico. São Sepé é a segunda cidade do Brasil a reconhecer a emergência climática global. A primeira foi Recife, em 2019. 

_ Criamos a campanha "Carvão Aqui Não!". Entendemos que a extração carvoeira é altamente poluidora e somos contra a instalação, porque hoje as questões ambientais e a saúde da população são nossa prioridade _ afirma. 

No decreto, o prefeito considera que as tempestades e as secas prolongadas, ocasionadas pela mudança climática, são um risco iminente às populações que vivem da agropecuária e do campo. A economia do município de 23 mil habitantes é baseada, principalmente, na agropecuária e agricultura familiar. 

VÍDEO: Instalação das galerias no Calçadão entra na fase final

Segundo Vargas, o próximo passo após o decreto é executar o plano de desenvolvimento da realidade tradicional do município, feito junto ao setor produtivo e à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), para fomentar a agropecuária e evitar que as famílias vendam seus terrenos para a mineração.

_ Vamos oferecer condições para que a população do Distrito de São Rafael, que é onde a mineradora pretende se instalar, tenham condições de se manter, de continuar sua produção familiar. Além disso, fomentar a geração de emprego com usinas de energia renovável _ destaca. 

SÃO SEPÉ SUSTENTÁVEL
O município de São Sepé já havia sido um pólo de mineração até a década de 1980, quando acontecia a extração de ouro no local. Os moradores argumentam que a cidade ainda tem regiões degradadas pela exploração feita na época e hoje buscam evitar que a cena se repita com o carvão.

_ Existe uma preocupação muito grande com o meio ambiente e com os nossos agricultores, que dependem da terra para sua sobrevivência. Sabemos que uma mina de extração acaba contaminando o solo de áreas próximas. A nossa preocupação é também com os rios e a própria água para consumo _ alerta a moradora Lídia Leão, uma das criadoras do grupo São Sepé Sustentável. 

O grupo pretende acionar órgãos como o Ministério Público para impedir a instalação da mina. Um abaixo-assinado também foi criado. 

O Diário tentou contato com a mineradora por telefone e por e-mail, mas ainda não teve retorno. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para a segunda-feira Anterior

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para a segunda-feira

Próximo

Empresa santa-mariense de tecnologia e gestão conquista clientes em todo país

Geral