mobilidade

VÍDEO: Santa Maria registrou quase 25 mil multas de trânsito em 2019

Natália Müller Poll

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

O ano de 2019 terminou com um aumento expressivo das multas de trânsito em Santa Maria, com praticamente o dobro do registrado em 2018. No ano passado, foram aplicadas 24.653 autuações pelas ruas da cidade, o que dá uma média de 67 por dia, enquanto em 2018, tinham sido 12.930 multas. A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, diz que esse aumento aconteceu, em parte, porque um número maior de veículos passou a circular nas ruas. Mas também, pela fiscalização em áreas estratégicas da cidade, como em locais que concentram grande fluxo de veículos ou alta recorrência de acidentes.

VÍDEO: nova ponte facilita acesso à antiga Cidade dos Meninos

O Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), que é responsável por esta fiscalização, conta com 35 agentes, que se mobilizam em nove viaturas (6 motos e 3 carros). Este efetivo cumpre com todas as inspeções de rotina, que consistem em circular por vias que apresentem pontos de carga e descarga, assim como locais onde é proibido parar e estacionar, como é o caso de vagas para Pessoas Com Deficiência (PCD) ou para idosos.

Veja mais no vídeo.


AS INFRAÇÕES COM MAIOR CRESCIMENTO
Estacionamento em situação irregular continua sendo a infração campeã em número de registros, passando de 4.795 autuações, em 2018, para 5.368, no ano passado. Porém, andar sem cinto de segurança foi a irregularidade que mais cresceu, aumentando de 122 casos, em 2018, para 4.940, em 2019. Outra que teve crescimento expressivo foi a de dirigir usando o telefone celular, pulando de 672 para 2.103 notificações de um ano para outro. Segundo dados do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul (Detran), utilizar o telefone enquanto dirige já é a terceira maior causa de mortes no país.
O superintendente, Roberto Almeida, esclarece que todas as notificações são aplicadas pelos fiscais nas ruas e que ainda não há multas aplicadas por meio de imagens de câmeras de segurança na cidade.

15 veículos vão a leilão nesta terça-feira em Santa Maria

Com as blitze do Balada Segura, o número de autuações por dirigir sob a influência de álcool também saltou de 6 casos, em 2018, para 238 no ano passado. Além de perder o direito de dirigir por 12 meses, esses condutores ainda têm de pagar uma multa por infração gravíssima, de R$ 2.934,70. Se forem pegos com mais de 0,30mg/l, podem ser presos e ter pena de detenção de seis meses a três anos.

Confira nos quadros abaixo, algumas infrações e valores de multas:

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

style="width: 100%;" data-filename="retriever">







Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

'A pior rua de Santa Maria' ganhará pavimentação

Próximo

VÍDEO: jornalista santa-mariense interrompe reportagem para ajudar idoso em alagamento

Geral