Legislativo 2022

VÍDEO: primeira sessão da Câmara de Vereadores termina sem acordo sobre comissões

Arianne Lima

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Eduardo Ramos (Diário)

A primeira sessão plenária de 2022 na Câmara de Vereadores de Santa Maria foi marcada pela falta de consenso para a constituição de seis comissões permanentes. Na tarde desta terça-feira, o clima era de tensão após o fim do recesso parlamentar, que ocorreu do final de dezembro até 19 de fevereiro .

Sem transporte escolar, colégio suspende aulas presenciais um dia após volta do ano letivo

O Legislativo conta com seis comissões permanentes, que são constituídas por 5 a 7 vereadores. São elas: Comissão de Constituição, Justiça, Ética e Decoro Parlamentar; Comissão de Orçamento e Finanças; Comissão de Educação, Cultura e Lazer; Comissão de Saúde e Meio Ambiente; Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, assim como a Comissão de Políticas Públicas e Assuntos Regionais e Distritais.

Com exceção do presidente da Câmara de Vereadores, é obrigatório que cada vereador participe de duas comissões permanentes. Na maior parte do tempo, os vereadores permaneceram na Sala de reuniões. No Plenário, o momento era de tensão e teorias sobre as novas formações. Para acalmar o público que aguardava, o presidente da Casa, Valdir Oliveira (PT), encaminhava-se para sala para obter um posicionamento dos presentes. Diversas vezes, Valdir comunicou que os parlamentares estavam próximos de um consenso.

- Confesso que fiz todo o esforço possível para que pudéssemos vencer esta pauta hoje. Realizei uma reunião com os 21 vereadores na manhã de hoje na Sala da Presidência. Conversamos longamente, porque a constituição das comissões são as bancadas que definem - afirmou Valdir.

SEM CONSENSO

Apesar de quase 50 minutos de interrupção concedidos pelo presidente do Legislativo, os vereadores retornaram ao Plenário sem um acordo.

- Dei todo o tempo para que os líderes chegassem a um entendimento. Infelizmente, não se chegou a esse entendimento, a esse acordo. E, eu fico realmente preocupado, porque nós temos muitas pautas importantes para tramitar aqui na Casa e enquanto as comissões não estiverem constituídas, não tem como tramitar - lamentou o presidente.

Na tarde de quinta-feira, os vereadores farão a segunda sessão com a mesma pauta: a constituição das comissões permanentes. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

LIDERES

Além da presidência do Legislativo, também há uma mudança nos líderes de governo e de oposição. Após o vereador Alexandre Vargas (Republicanos) pedir para deixar a liderança para priorizar o mandato, Givago Ribeiro (PSDB) será o porta-voz do Executivo no Legislativo em 2022.

- Com certeza, vai ser um ano diferente. Um ano atípico por conta das eleições, especialmente pelas eleições presenciais. Sabemos que o debate será mais acalorado nesse sentido, mas eu sempre digo que sou um vereador da paz - disse Givago

O líder da oposição, que também seria escolhido nesta terça, acabou não sendo anunciado oficialmente. Entretanto, os lideres de bancadas já foram anunciados. Confira os nomes:

  • PP - vereadora Anita Costa Beber
  • MDB - vereador Tubias Callil
  • PT - vereador Ricardo Blattes
  • PSDB - vereador Admar Pozzobom
  • Republicanos - vereador Alexandre Pinzon Vargas
  • PSB - vereador Paulo Ricardo Pedroso
  • DEM - vereador Manoel Badke
  • PDT - vereadora Luci Duartes
  • PSL - vereador Tony Oliveira
  • PC do B - vereador Werner Rempel


CRIAÇÃO DE CARGO

Entre os projetos que já tramitam na Casa, há um apresentado pela Mesa e que eleva o cargo de diretor Legislativo para de secretário Legislativo, igualando o salário ao do chefe de gabinete da Presidência e de procurador-geral, que é de R$ 13 mil. Questionado pelo Diário, o presidente explicou a alteração:

- Pelo volume de trabalho que tem e pela atribuição do cargo, ele tem a mesma função do secretário-geral. Nós estamos dando equilíbrio às funções, porque o secretário-geral tem uma atribuição importante, mas o diretor Legislativo também tem. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Mesmo com o tempo dados pelo presidente da Câmara, Valdir Oliveira (PT) aos lideres das bancadas, um acordo não foi fechado. A decisão deve ser tomada na quinta-feira

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Avenida Fernando Ferrari tem bloqueio pela manhã para retirada de cabos de energia

Próximo

Análise da estrutura vai apontar se prédio atingido por caminhão terá de ser demolido

Geral