prevenção

VÍDEO: Patrulha da Máscara aborda cidadãos que não se protegem corretamente do coronavírus

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A ideia é reforçar que o utensílio é indispensável

Os espaços e vias públicas de Santa Maria receberam, no fim de semana, a primeira ação da Patrulha da Máscara. Uma equipe de aproximadamente 16 servidores da prefeitura se dividiu em quatro grupos. No sábado e domingo, eles abordaram pessoas que não usavam máscara de proteção ou não a utilizavam da maneira correta.

De acordo com o secretário de Gestão e Modernização Administrativa, Marco Mascarenhas, a iniciativa buscou conscientizar a população de que o item é indispensável, inclusive, ao ar livre. Nos dois dias, os servidores percorreram lugares como o Calçadão, a Rua do Acampamento, o Parque Itaimbé, a Avenida Paulo Lauda, no Bairro Tancredo Neves, o Bairro Nova Santa Marta, as avenidas Evandro Behr e Roraima, em Camobi, e as praças Saturnino de Brito, Saldanha Marinho, dos Bombeiros, do Bairro Nossa Senhora do Rosário e do Mallet.

- A maioria das pessoas usa máscara, mas ainda tem dúvidas sobre qual é a forma correta. A ação procura dialogar e passar instruções. Os cidadãos ainda devem evitar sair de casa. Não estamos em uma situação de normalidade. Caso saiam, é essencial usar a máscara - explica o secretário.


'A doença é ingrata e traiçoeira', diz idosa de 79 anos que recebeu alta na Santa Casa

O instrutor de academia Thiago Rocha Del Nero, 30 anos, disse que esqueceu a peça em casa ao sair para dar uma volta na Praça do Mallet. Um integrante da patrulha se aproximou, falou a respeito da importância da proteção e, na sequência, deu uma máscara para Thiago colocar.

- Às vezes, aos fins de semana, saio para caminhar nos parques e praças públicas. Esqueci a minha máscara em casa, mas acho que temos que ter esse cuidado, por mais que estejamos em um ambiente aberto - pondera.

Conforme Mascarenhas, usar máscaras ao ar livre é obrigatório, conforme norma estabelecida por decreto estadual e, caso alguém se recuse, mais de uma vez, a colocá-las pode ser acionado de forma administrativa, cível ou até penalmente. A Patrulha da Máscara voltará às ruas nos próximos finais de semana.

*Colaborou Rafael Favero

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Motociclista fica ferido, e condutor de carro foge do local do acidente

Próximo

Santa Maria teve mínima de 3ºC neste domingo

Geral