cabelos de aço

VÍDEO: campanha da BM arrecada mais de 300 mechas de cabelo para perucas

da redação

Fotos: Pedro Piegas (Diário)
Voluntárias se encontram uma vez por semana para confeccionar as perucas com cabelos doados 

Para quem nunca perdeu os cabelos, no sentido mais literal da expressão, uma peruca pode ser somente um objeto sem muita importância. Para quem fica sem a cabeleira, especialmente durante o tratamento de uma doença agressiva como o câncer, uma peruca feita por voluntários e com o cabelo doado por alguém faz toda a diferença. É isso que move as voluntárias da confecção de perucas do Centro de Apoio à Criança com Câncer (CACC) e que motivou a campanha Cabelos de Aço, lançada em 8 de março (Dia da Mulher) pela Brigada Militar. Na tarde de quarta-feira, 319 mechas de cabelos foram doadas para o grupo fazer perucas para pacientes em tratamento.  

Policiais da Brigada Militar fazem campanha para doação de cabelo

A campanha reuniu doações de cabelos das policiais militares e também de voluntárias e contou com apoio de três salões de beleza que apoiaram a causa. Em uma festa com os pacientes e familiares, a entrega dos cabelos doados foi entregue direto para as mãos das voluntárias, que todas segundas-feiras se reúnem na casa para fazer o objetos. As perucas são destinadas para qualquer pessoa, que não precisa ter relação com o CACC, que queira ter. 

Quando cabelo é o assunto, Paulina Morin, 60 anos, é especialista. Cabeleireira aposentada é uma das voluntárias mais antigas na confecção do material. Ela aprendeu, durante uma capacitação, e garante que quem quiser ajudar, pode chegar sem saber nada: basta ter boa vontade: 

- Nós ensinamos, aqui umas aprenderam com as outras. E a gratificação é o sorriso de quem sai daqui com a peruca na cabeça - conta a voluntária. 


Segundo as voluntárias, é preciso, pelo menos, mechas de 5 ou 6 pessoas para confeccionar uma peruca. Os cabelos são separados, conforme a cor, cumprimento e texturo (se são lisos ou cacheados, por exemplo) para a fabricação, que é artesanal.

- Nós tivemos um grande sucesso nas arrecadações, foram 319 mechas de cabelo, uma das maiores do interior do Estado. Esse objetivo é dar maior amplitude nessa campanha, que é permanente. E também que as pessoas entendam que isso vai minimizar os efeitos, durante um tratamento contra o câncer, das pessoas que enfrentam essa doença tão complexa - disse Erivelto Hernandes, comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon). 

 PARA AJUDAR

  • Quem quiser doar os cabelos precisa avisar o cabeleireiro antes de fazer o corte. Isso porque, segundo as voluntárias, o ideal é separar a cabeleira em mechas finas e amarras com borrachinhas antes de cortar
  • As mechas podem ser entregues na secretaria do CACC, de segunda a sexta, das 8h ao meio-dia e das 13H30min às 17h (Rua Eyly de Almeida Lima, 365)
  • Interessados em ser voluntários na confecção de perucas, devem procurar a psicóloga do CACC para se candidatar. As perucas são feitas nas tardes de segunda-feira 
  • Depois de receber as perucas, o paciente precisa levar para que um cabeleireiro faça um corte. Trabalho voluntário de cabeleireiros para fazer os cortes também são aceitos

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mega-Sena acumula e pode pagar mais de R$ 105 milhões neste sábado Anterior

Mega-Sena acumula e pode pagar mais de R$ 105 milhões neste sábado

71 vagas de emprego para quinta-feira em Santa Maria Próximo

71 vagas de emprego para quinta-feira em Santa Maria

Geral