trafegabilidade

VÍDEO: buracos voltam a proliferar depois da chuva em Santa Maria

Thays Ceretta

Fotos: Renan Mattos

Depois da chuva da semana passada, o sol voltou a dar as caras desde sábado em Santa Maria. A temperatura baixa também foi embora, e os termômetros subiram um pouco. Por outro lado, o que voltou a proliferar foram os buracos pelas ruas da cidade. Em alguns locais onde a via foi recuperada há pouco tempo, mesmo que de forma paliativa, as crateras já incomodam motoristas e moradores.

O Diário visitou um exemplo dessa situação na sexta-feira que passou. No Bairro São José, a pavimentação das ruas João Franciscatto e Antônio Gonçalves do Amaral já está comprometida de novo. No mês de fevereiro as vias de terra começaram a receber melhorias para reduzir os transtornos causados pela poeira. O investimento faz parte do empréstimo de R$ 28 milhões que a prefeitura fez junto à Caixa Econômica Federal, por meio do programa de financiamento para a infraestrutura, o Finisa. A empresa responsável pelo serviço é a FZ Construções, que está recuperando também, as estradas do interior.

TAPA-BURACOS
Na última sexta-feira, a prefeitura retomou a operação tapa-buracos em ruas centrais de Santa Maria. Conforme a assessoria de imprensa, a ideia é manter o serviço até que o tempo permita. O problema é que, dizem os meteorologistas, vai chover toda semana no Estado. E a situação dos buracos só se agravará.

Antes de cair de viaduto, Focus colidiu com placa e cavalete de sinalização do trecho

RUA JOÃO FRANCISCATTO
A rua João Franciscatto está um queijo suíço, tem água empossada na via que recebe grande fluxo de veículos diariamente. Os motoristas utilizam o acesso para ingressar tanto na Faixa Nova (RSC 287) como na Faixa Velha (ERS 509). Os carros precisam passar devagar para evitar transtornos.


O agricultor Carlos Cielo, 62 anos, mora na rua há 40 anos, segundo ele logo que a obra fizeram as primeiras intervenções, a situação da via ficou boa, mas por causa da chuva o problema dos buracos retornaram.

- O problema é que tem uma vertente no mato que sempre corre água e fica na rua, por isso a água fica sempre empossada. Esse asfalto velho que colocaram ficou bom, mas só por duas semanas. Agora que choveu, ficou pior de novo. As pessoas passam muito aqui para ir para UFSM e para a Base Aérea e também para a Faixa Nova e Velha, é um carro atrás do outro. Como eu moro aqui, vejo tudo, o material que colocaram não suporta tanto movimento. Quando a patrola passava ajudava bastante - avalia Carlos.

Pontos de ônibus e táxi da Avenida Rio Branco são reposicionados

O pintor Luis Lopes Peres, 55 anos, também é morador do bairro São José, ele passa todos os dias pela rua para ir trabalhar. Nos últimos dias, decidiu atravessar a via de outra forma.

Por outro lado, no trecho de cerca de 350 metros que foram recuperados na rua Antônio Gonçalves do Amaral, a situação não está não crítica quanto a primeira rua visitada pela reportagem. O cabeleireiro José Amilton Ferrari, 57 anos, é natural de São Borja, mas escolheu Santa Maria para morar há 24 anos. Para ele, a recuperação ajudou a diminuir a poeira.

O QUE DIZ A PREFEITURA
De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, o serviço ainda não foi concluído nas vias. A Corsan precisou fazer intervenções e por isso o trabalho no local ainda não foi finalizado.

- Ali foi feito um paliativo. Tiveram duas intervenções da Corsan que não estavam previstas, agora a rua vai ser toda recuperada. Essa obra não está concluída, estou aguardando a Corsan entregar para depois a minha superintendência ver se pode receber e aí entramos em campo de novo. Foi retirado o meio fio, feito envaletamento, empedramento, compactação, o que tem ali de rejeito é de maneira provisória - explica Pozzobom. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mutirão de emprego oferece 117 vagas em Santa Maria nesta segunda-feira Anterior

Mutirão de emprego oferece 117 vagas em Santa Maria nesta segunda-feira

69 vagas de emprego para segunda-feira em Santa Maria Próximo

69 vagas de emprego para segunda-feira em Santa Maria

Geral