VÍDEO: Primeiro dia da ‘Calourada Segura’ recebe 8,5 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito

Diário

VÍDEO: Primeiro dia da ‘Calourada Segura’ recebe 8,5 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito
Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)

O primeiro dia da tradicional Calourada Segura, festa de recepção dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e demais instituições, reuniu cerca de 8,5 mil pessoas na noite de segunda-feira, na Praça Saturnino de Brito. O número, divulgado pela prefeitura, surpreendeu os órgãos de segurança que trabalhavam na festa, pois a estimativa inicial era de 6 mil pessoas.

Quanto às ocorrências policiais, segundo o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Sandro Nunes, foram consideradas dentro da normalidade do evento:

– Ocorreram três furtos de aparelhos celulares, que chegaram ao nosso conhecimento. Isto, para nós, está dentro da normalidade prevista, considerando o público com número expressivo – informou o superintendente em entrevista à CDN.

Com a volta do ‘Brahma’, meme de Luisa Sonza em Santa Maria viraliza

A partir da meia-noite, foi encerrada a venda de bebida alcoólica, assim como as batucadas e o som. O trânsito no entorno da praça foi liberado por volta das 2h, e o público permaneceu até as 3h da madrugada. A limpeza do local foi encerrada às 7h30min desta terça-feira.

OCORRÊNCIASDois trailers na Rua Duque de Caxias foram fechados por estarem em local inapropriado e sem permissão para trabalhar.

Uma ocorrência de dano ao patrimônio foi registrada pela Guarda Municipal. No ato, foram derrubadas motos da guarnição, o que acabou danificando os manetes de freio e a embreagem da motocicleta. Através das câmeras de monitoramento, o suspeito foi localizado, detido e encaminhado até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Segundo a prefeitura, o suspeito não era acadêmico.

Conforme o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, a avaliação do primeiro dia foi positiva, e sem inicidentes graves, mesmo com o movimento intenso visto na Praça Saturnino de Brito.

– Acredito que durante as outras noites, o cenário seja semelhante. Com a plataforma elevada e base móvel comunitário, conseguimos identificar possíveis ações em andamento e intervir – diz o comandante.

Ainda segundo ele, a expectativa é de que o público reduza um pouco, até a próxima quinta-feira, último dia de festa. Contudo, o mesmo efetivo da Brigada Militar deve seguir atuando na praça e arredores.

Agentes da Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Polícia Civil e Polícia Federal também estão envolvidos na Calourada Segura.

Conta de luz deve ter bandeira verde até o fim do ano

Durante a festa, os calouros cantam músicas do cursos 

A FESTA SEGUENos próximos dias, seguirá o mesmo número de efetivo da Brigada Militar, Guarda Municipal e fiscalização de trânsito nos perímetros de entorno da praça Saturnino de Brito. Possíveis ajustes poderão ocorrer conforme a avaliação dos órgãos quanto ao comportamento do público.

As alterações no trânsito ocorrerão a partir das 18h, à medida em que as pessoas se concentrarem na praça. Não haverá tráfego nas duas ruas que dão acesso à Praça, na Rua Doutor Bozzano, entre as ruas Serafim Valandro e Conde de Porto Alegre, e na Rua Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Coronel Niederauer. A previsão é de que o trânsito seja liberado entre meia-noite e 1h.

*Eduarda Costa 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Após lentidão na obra no Trevo da Uglione, construtora apresenta novo cronograma Anterior

Após lentidão na obra no Trevo da Uglione, construtora apresenta novo cronograma

Oficina gratuita facilita acesso às redes sociais e streaming Próximo

Oficina gratuita facilita acesso às redes sociais e streaming

Geral