VÍDEO: acidente entre trem e ônibus da Apae deixa duas meninas mortas e cerca de 20 feridos no PR

Mirella Joels

VÍDEO: acidente entre trem e ônibus da Apae deixa duas meninas mortas e cerca de 20 feridos no PR

Na manhã da última quinta-feira (9), um acidente envolvendo um trem e o ônibus escolar da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae) deixou duas meninas mortas e mais de 20 pessoas feridas, entre monitores e estudantes da instituição, na cidade de Jandaia do Sul, no norte do Paraná. De acordo com o Corpo de Bombeiros, o ônibus transportava 29 pessoas ao todo, sendo 25 crianças, três monitores e o motorista.

Sobre o acidente

De acordo com informações do g1, a colisão entre o trem e o ônibus escolar aconteceu na zona urbana do município, na Rua Presidente Kennedy, no Bairro Vila Rica, em Jandaia do Sul. As imagens foram captadas por uma câmera do local e revela o momento em que o ônibus avança pela linha férrea, ao lado de uma placa de “Pare, olhe e escute”, pouco antes de ser atingido e arrastado por quase 40 metros pelo trem. Do outro lado da rua, o motorista de um carro branco havia freado para o trem passar. Conforme a Polícia Civil, duas meninas foram arremessadas janela afora após a batida e não resistiram. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Apucarana. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) do Paraná, equipes de toda a região foram mobilizadas para a ocorrência e, no total, o acidente deixou 27 feridas, que foram encaminhadas para os hospitais de Sarandi, Maringá, Londrina, Apucarana e Arapongas. Destas 27, pelo menos cinco vítimas foram encaminhadas em estado grave.

Devido à gravidade do acidente, o Governo do Estado do Paraná decretou luto oficial de três dias:

– A comunidade escolar paranaense está em luto com esse grave acidente em Jandaia do Sul. Que Deus conforte as famílias das meninas e que os demais logo se recuperem desse acidente. O governo do Paraná vai fazer o que estiver ao seu alcance para ajudar essas pessoas – disse o governador em exercício, Darci Piana.

Motorista prestou socorro e foi liberado

O delegado Carlos Diego Paravidino, de Jandaia do Sul, comunicou que o motorista do ônibus foi ouvido após o acidente e, por ter prestado socorro às vítimas, foi liberado conforme previsão do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

– Ele confirmou que não viu o trem se aproximando, e sequer ouviu barulho, mesmo após um carro ter parado do outro lado da rua – informou o delegado.

Nota da empresa Rumo

A Rumo Logística, concessionária da linha férrea onde o acidente aconteceu, se manifestou por meio de nota:

“A concessionária lamenta profundamente o acidente envolvendo um trem e um veículo escolar nesta quinta-feira (9), em Jandaia do Sul (PR). A empresa acionou imediatamente suas equipes de atendimento de emergência e o Corpo de Bombeiros para atender a ocorrência. O maquinista acionou a buzina para alertar sobre a travessia do trem, bem como acionou os freios quando foi surpreendido pela travessia do veículo. Vale lembrar, que por ser uma composição de carga de grande escala, o trem pode levar até 500 metros para conseguir parar por completo após o acionamento do freio. A empresa está à disposição das autoridades policiais para contribuir com todas as informações necessárias.”

O que falta esclarecer?

Até o momento da publicação dessa matéria, a Polícia Civil não soube informar a velocidade desempenhada tanto pelo trem quanto pelo ônibus escolar, o que só deve ser descoberto após exames do Instituto de Criminalística.

*Com informações do g1.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Eventos esportivos marcam a agenda do fim de semana em Santa Maria; confira Anterior

Eventos esportivos marcam a agenda do fim de semana em Santa Maria; confira

Definidos os jogos da Divisão de Acesso 2023 Próximo

Definidos os jogos da Divisão de Acesso 2023

Geral