Foto: Eduardo RamosFoto: Eduardo RamosFoto: Eduardo Ramos
O evento começou por volta das 10h30min. Mourão acompanhou o ato de uma estrutura no pátio do Batalhão. Conforme a assessoria, ele optou por não discursar durante a solenidade. Após a troca de comando e do desfile de blindados, o vice-presidente cumprimentou brevemente os presentes e caminhou em direção ao estacionamento, sem conceder entrevista à imprensa.
Esta visita é considerada por muitos como a última de Mourão como vice-presidente da República, visto que o mandato presidencial encerra-se no dia 31 de dezembro. Ao longo dos quatro anos em que esteve no cargo, o general veio ao município diversas vezes. A maioria das agendas ocorreu em unidades militares para solenidades, porém, ele participou de palestras com empresários locais e de um encontro com a Associação dos Municípios da Região Centro do Estado (AMCentro), ainda neste ano.
Futuro
A carreira política de Mourão está apenas no início. Aos 69 anos, ele concorreu pelo partido Republicanos a vaga de senador pelo Rio Grande do Sul, sendo eleito com 2.593.229 votos válidos. Ele disputou a vaga com o ex-governador Olívio Dutra (PT), a ex-senadora Ana Amélia Lemos (PSD), Fabiana Sanguiné (PSTU), Maristela Zanotto (PSC), Paulo Rosa (DC), Sanny Figueiredo (PSB) e Ronaldo Teixeira (Avante), conhecido como Professor Nado.
No país, as eleições ao Senado ocorrem alternadamente, sendo eleito dois terços em um pleito e um terço em outro. Este ano, apenas uma vaga estava em jogo. Hamilton Mourão deve assumir o novo cargo em 1º de fevereiro de 2023, e cumprirá o mandato de oito anos.
Arianne Lima – [email protected]
Leia todas as notícias