data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Renan Mattos (Diário)
Sem estar sob efeito de El Niño e La Niña, a região central do Rio Grande do Sul terá um verão bastante típico: predominantemente quente e seco. A estação que começa neste domingo terá um mês de janeiro com chuvas dentro da média e um mês de fevereiro com precipitações mais escassas. Já as temperaturas poderão passar dos 30ºC com facilidade.
Balneários de Santa Maria e região recebem guarda-vidas
O meteorologista Rogério Rezende, da Inmet, ainda alerta que as formações de temporal no início da noite também devem acontecer. Já o meteorologista Jonas Ribeiro, da Somar, afirma que um corredor de umidade deve se formar entre o Norte e o Sudeste durante o mês de fevereiro, o que causa uma diminuição no volume de chuva. Esse fator pode ser determinante para as plantações, que podem sofrer com a estiagem e calor em excesso.
Quando questionado sobre o verão atipicamente quente na Europa neste ano, Rezende informou que tudo na meteorologia está correlacionado. Ou seja, uma queimada no continente africano pode afetar o tempo até mesmo no Brasil. No entanto, essas relações não são simples, porque tudo está ligado a um balanço atmosférico.
- As ondas que provocam alterações nos padrões climáticos estão correlacionadas nos dois hemisférios. E a atmosfera é dinâmica, está sempre em movimento - afirma o meteorologista.
Confira a previsão do tempo para os próximos dias:
- Domingo: entre 17ºC e 27ºC, muitas nuvens
- Segunda: entre 15ºC e 29ºC, sol com poucas nuvens
- Terça: entre 18ºC e 34ºC, sol sem nuvens