ventania

Vento forte arranca árvores, destelha casas e derruba grandes em Santa Maria

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Gabriel Haesbaert (Diário)

ATUALIZAÇÃO: matéria atualizada em 18 de junho de 2020, às 20h51min

Há quem nem deve ter conseguido dormir. Ou quem acordou por causa de portas e janelas batendo. Isso tudo porque as rajadas de vento em Santa Maria chegaram a 81km/h. A maior velocidade foi registrada às 10h segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A Ala 4, antiga Base Aérea, chegou a registrar 94km/h.

Parte dos mercados amplia horário, outros ainda analisam possibilidade

O Vento Norte começou na quarta-feira. Na madrugada de quinta, contudo, foi quando se intensificou. Às 3h, as rajadas foram de 51,84km/h. Já às 5h, a velocidade se aproximava de 80km/h. A ventania continuou intensa ainda depois das 7h. 

ESTRAGOS
De acordo com o Corpo de Bombeiros, ainda na quarta, por volta de 23h50min, uma árvore foi removida da via na Rua Marechal Rondon no Bairro Carolina. Uma situação semelhante foi registrada na Rua Padre Kentenich, no Cerrito, na manhã desta quinta. A árvore ainda era removida por volta das 6h30min.

Até o meio-dia, os bombeiros já receberam mais de 20 ocorrências de árvores caídas ou prestes a cair, além de outros estragos. Os bairros mais atendidos foram Camobi, Passo D'Areia e Tancredo Neves.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Defesa Civil (Divulgação)

A Defesa Civil registrou quatro solicitações de lonas. O material foi entregue ainda pela manhã nos bairros Caturrita e Divida Providência. Uma das residências atendidas foi na Vila Conceição (foto acima), na zona norte de Santa Maria. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Defesa Civil (Divulgação)
Na Praça Saturnino de Brito, galhos de árvores cairam

No Centro, a grade de um prédio quase caiu na Rua Serafim Valandro, entre a Doutor Bozano e a Venâncio Aires. Os bombeiros atenderam a ocorrência. O trecho foi bloqueado pela Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU). Caso semelhante ocorreu na Rua Heitor Campos, no Bairro Nossa Senhora Medianeira. A marquise de um imóvel cedeu e caiu em via pública. 

O executivo municipal elaborou um guia sobre como proceder em caso de desastres naturais. Ele está disponível de forma online aqui. A Defesa Civil municipal atende pelo telefone (55) 3222-5192. Os telefones da Defesa Civil Estadual são (51) 3210-4219 ou 199.

10 cidades na região não têm casos confirmados de coronavírus

LUZ
A RGE Sul informou que 9 mil clientes de Santa Maria estão desabastecidos devido à ventania. Os locais mais afetados são os bairros Lorenzi e Salgado Filho, além das vilas Marechal Mallet, no Bairro Passo D'Areia, e Plátano, no Bairro Duque de Caxias. Em nota, a RGE afirma que equipes da empresa estão trabalhando para normalizar o fornecimento de energia aos clientes afetados o mais breve possível, mas não estipulou um prazo para a normalização.

A queda de luz também causou problemas no abastecimento de água. Segundo a Corsan, moradores do Loteamento Tavares e vilas Abrante, Severo e Tavares sofrem com o desabastecimento devido a falta de energia elétrica. A companhia prevê a normalização para o final da noite.

PRÓXIMOS DIAS
A quinta deve registrar também pancadas de chuva à tarde e à noite, com maior presença de nuvens. A temperatura máxima pode chegar a 25ºC. Por volta das 9h40min, uma pancada de chuva já passou pelo Bairro Camobi, mas não teve continuidade. No Bairro Patronato, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), foram 0,2 milímetros de chuva.

Apesar das pancadas, a sexta-feira deve ser ainda mais quente, com máximas podendo chegar a 29ºC e com grande presença de nuvens no céu santa-mariense. O meteorologista Gustavo Verardo explica que isso acontece devido à aproximação de uma frente fria, o que causa o Vento Norte quente e seco.

- Ao encontrar o relevo de Santa Maria, ele se intensifica num fenômeno conhecido com aquecimento adiabático. Sexta já acalma, mas, até quarta que vem, tem condição de termos mais calor e vento - fala.

No final de semana, as máximas ficam entre 26ºC e 29ºC. Na segunda, há chances de fazer 30ºC em Santa Maria. 

*Colaborou Leonardo Catto

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 3,2 mil residências ficam sem água nesta quinta-feira Anterior

Mais de 3,2 mil residências ficam sem água nesta quinta-feira

Parte dos mercados amplia horário, outros ainda analisam possibilidade Próximo

Parte dos mercados amplia horário, outros ainda analisam possibilidade

Geral