A segunda-feira começou com vento forte em Santa Maria, na região central do Estado. De acordo com informações do setor de meteorologia da Base Aérea, as rajadas de vento chegaram aos 84km/h por volta das 8h, na região de Camobi. A medição da Central de Meteorologia da RBS, no bairro Patronato, detectou rajadas de vento de 104km/h.
A ventania causou transtornos desde a madrugada. Há casas destelhadas, mais de 20 postes caídos, vários pontos da cidade sem energia e uma pessoa ferida em função do temporal.
O homem, um jovem de 30 anos, teria subido no telhado de sua casa, na Vila Brenner, para tentar estender uma corda e segurar as folhas de brasilite. Com o vento, ele sofreu uma queda. O homem está em estado estável aguardando por um cirurgia no Hospital Universitário de Santa Maria (Husm).
Conforme o coordenador da Defesa Civil de Santa Maria, Adelar Vargas, foi feito um levantamento que há 500 postes de madeira podre na cidade.
Pedimos uma reunião com a AES Sul para resolver essa situação. Isso traz riscos para a população. Temos de resolver porque, a cada ventania, é uma quantidade de postes que caem afirmou Adelar, relantando que há problemas já confirmados nas vilas Brenner e Caturrita e nos bairros Santa Marta, Tancredo Neves, Passo D'Areia, Salgado Filho, Km3 e Urlândia.
Os semáforos da Avenida Presidente Vargas, na esquina com as ruas Borges de Medeiros, Appel e Visconde de Pelotas, estão com sinal amarelo piscante por causa da falta de energia.
Fortes rajadas de vento causam transtornos em Santa Maria
Na Quadra D, na Vila Brenner, leitores relataram que pelo menos 10 casas foram destelhadas com a força do vento. Um dos moradores já teria entrado em contato com a prefeitura e com a Defesa Civil. Enquanto não recebem lonas nem é feito o conserto, os moradores buscam abrigo na casa de vizinhos. Na esquina da Rua dos Andradas com Avenida Borges de Medeiros, os tapumes de uma obra acabaram desabando. A estrutura, que é feita de zinco, ficou toda retorcida por conta do vento forte.
Diversos destelhamentos foram registrados na Vila Brener. Um homem ficou ferido
Parte de construção desaba e danifica carro em Santa Maria
Na Vila Cerro Azul, no bairro Chácara das Flores, árvores caíram em cima de duas residências. Os bombeiros não conseguiram cortá-las por conta do vento e da falta de luminosidade. Além disso, em função da queda de uma árvore, os fios da rede elétrica ficaram pendurados na Rua Araponga, no bairro Juscelino Kubitschek. Um muro também foi derrubado. Leitores ainda relataram a queda de postes e de árvores na Vila Oliveira, onde os moradores estão sem luz.
Leia outras notícias sobre o clima
Uma árvore também caiu em frente ao Fórum de Santa Maria, na Alameda Buenos Aires, no bairro Nossa Senhora de Lourdes, durante a madrugada. Na Rua Irmão Jacinto, no bairro Nova Santa Marta, uma moradora relatou que um poste em frente à casa dela está quebrando. Os vizinhos já saíram das casas pr"