Tudo pronto para a volta do Vestibular da UFSM neste fim de semana

Tudo pronto para a volta do Vestibular da UFSM neste fim de semana

Foto: Nathália Schneider (Diário)

No campus da UFSM, em Camobi, placas indicam os locais de prova e pontos de ônibus


Chegou a hora. Depois de quase uma década de ingresso ocorrendo de forma majoritária pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) e uma edição extraordinária do Vestibular em junho de 2023, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) volta a realizar o tradicional concurso no verão, neste fim de semana, com vagas de ingresso para o primeiro e segundo semestre letivo de 2024.


Com isso, a universidade passa a ter três meios principais de ingresso. O Vestibular, o Sisu e o Processo Seletivo Seriado (PSS), que também voltará a ser realizado. No PSS, as provas são feitas por estudantes do Ensino Médio durante o fim de cada ano letivo. 


Em 2024, será realizada a prova seriada para estudantes do 1º ano, no sábado (13), na Universidade Franciscana (UFN). Os candidatos do vestibular irão responder às questões e realizar uma redação no campus da UFSM em Camobi.


ÚLTIMOS PREPARATIVOS

Conforme o reitor da UFSM, Luciano Schuch, são mais de 600 servidores envolvidos na organização do evento. Na quinta-feira (11), carros já levavam as provas para os locais de prova mais distantes, como as capitais da região Sul do Brasil: Florianópolis e Curitiba.

Na manhã desta sexta (12), o campus já contava com placas e banners de identificação dos prédios que serão locais de provas, bem como de pontos de ônibus. A recomendação é que os vestibulandos, sobretudo os que não conhecem a cidade e o campus, visitem antes os locais de prova para evitar transtornos.


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


O pró-reitor de Graduação da UFSM, Jerônimo Tybusch, também reforça o pedido para que os candidatos se desloquem para os locais de prova com antecedência. Na tarde de sábado e domingo, os portões abrem às 12h30min e, na manhã de domingo, às 7h, mas o pró-reitor recomenda que os estudantes estejam cerca de uma hora antes no local de prova.

Com a previsão do tempo indicando um fim de semana de calor e sensação de abafamento, Tybusch reforça que a organização está preparada para receber os vestibulandos. Os ares-condicionados foram ligados com antecedência para manter as salas com temperatura agradável:

– Teremos o apoio de ambulância do Serviço de Emergência Universitário (SEU) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) à disposição no evento. Os candidatos terão condições de armazenar seus lanches e água, então podem levar tranquilamente. É importante que os amigos e familiares transmitam tranquilidade para o candidato. Com esse planejamento, o vestibulando já fez o seu percurso de estudo, já fez as suas revisões e pode vir tranquilo para realizar a prova.


Os vestibulandos devem levar um documento de identificação original com foto e uma caneta esferográfica de tinta preta para realizar a prova. O gabarito preliminar e o caderno de questões serão disponibilizados na segunda (15) no site da UFSM.

Até 48 horas após a divulgação, começa o período de solicitação de recursos ao gabarito preliminar. O definitivo deverá ser divulgado no dia 26 de janeiro e a classificação final dos aprovados, em data a ser definida. A confirmação da vaga e a matrícula serão informadas em edital específico.

Foto: Nathália Schneider (Diário)


MAIS UMA CHANCE


Essa edição do vestibular de verão disponibiliza 1.800 vagas. Por ano, são disponibilizadas 5 mil vagas na UFSM. Logo, Jerônimo Tybusch reforça que também há todo o processo do Sisu pela frente, que leva em consideração as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os resultados do Exame saem na próxima terça-feira (16) e, do dia 25 a 29 é o período de inscrições para o Sisu

– A confirmação de vaga da chamada regular do Sisu ocorrerá na primeira semana de fevereiro e a divulgação do resultado do nosso vestibular será em aramados do mesmo mês. Então, praticamente, esses processos de confirmação de vaga ocorrerão em conjunto. Já as vagas que sobrarem, tanto do vestibular quanto do Sisu, vão para o nosso tradicional edital de vagas complementares, que utiliza as notas dos cinco últimos anos do Enem – finaliza o pró-reitor de Graduação.

Em 2024 e 2025, a principal forma de ingresso na UFSM seguirá via Sisu, com 70% das vagas. Pelo vestibular, serão selecionados os 30% restantes. A partir de 2026, com a aplicação das três provas, o PSS terá 40% das vagas, o vestibular, 30%, e o Sisu, 30%.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Professores dão as últimas dicas para as questões do Vestibular da UFSM Anterior

Professores dão as últimas dicas para as questões do Vestibular da UFSM

Galeria na sanga da Lorenzi passa por reforma; trecho ficará bloqueado até finalização do serviço Próximo

Galeria na sanga da Lorenzi passa por reforma; trecho ficará bloqueado até finalização do serviço

Geral