certificação

Tropas de São Gabriel são avaliadas pela ONU para participar de missões de paz

Jaiana Garcia

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Tenente Pablo Gomes (Exército Brasileiro)
Oficias assistiram à demonstração das capacidades das tropas para atuarem em missões de paz

Quatro oficiais do Departamento de Operações de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU) vieram de Nova York para participar de uma inspeção no 6º Batalhão de Engenharia de Combate de São Gabriel. A visita tem o objetivo de certificar os militares para participar de missões de paz da ONU em outros países. Os oficias participaram de diversas atividades nesta sexta-feira na cidade, entre elas a apresentação das tropas, a inspeção de equipamentos e uma palestra sobre o trabalho do batalhão. A principal ação ocorreu durante a tarde com uma demonstração de conflito em uma ilha fictícia do continente Africano, chamada de Carana. Os militares simularam situações em que há a necessidade de intervenções militares para o resgate de feridos, desobstrução de vias, construção de pontes temporárias, gerenciamento de tumulto e distribuição de água potável. Participaram da atividade 224 militares da Companhia de Engenharia de Força de Paz. Foram usados caminhões, retroescavadeiras e ambulâncias. A simulação aconteceu em uma área do 6º Batalhão.

Equipe do canil dos bombeiros de Santa Maria ajuda nas buscas por colegas desaparecidos

- Tudo saiu conforme treinamos, fizemos um bom trabalho - comemora o Major Fabrício Moura de Farias, comandante da Companhia de Engenharia de Força de Paz.

A certificação habilita os militares e a unidade e deixa todos de prontidão para serem utilizados em missões de paz que o Brasil venha a aderir em apoio à ONU. Em 2017, houve a última certificação de militares, mas, na época, acabaram não sendo convocados para nenhuma missão, pois o Brasil estava encerrando o trabalho no Haiti. Não há confirmação de onde as tropas poderão ser enviadas se os militares de São Gabriel forem aprovados pela ONU.

Os oficiais também estão fazendo análises em Barra do Ribeiro, no Rio Grande do Sul, Cascavel, no Paraná, e no Rio de Janeiro, na Companhia de Fuzileiros Navais da Marinha. O resultado ainda não tem data para ser anunciado, mas deve ser feito diretamente ao comando do Exército em Brasília.


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para segunda-feira Anterior

Mais de 130 vagas de emprego e estágio para segunda-feira

Próximo

Restaurantes podem ter até seis pessoas por mesa em atualização de decreto com regras

Geral