perigo na estrada

Trechos da BR-158 seguem às escuras em Santa Maria

Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Viaduto sobre a Faixa Nova está sem iluminação à noite. Segundo o Dnit, ladrões de cabos elétricos já causaram prejuízo de R$ 50 mil

Andar à noite se tornou um risco permanente aos motoristas que passam por trechos da Travessia Urbana de Santa Maria. Ao longo de 14,5km de obras - que contemplam as BRs 158 e 287 -, a iluminação tem se mostrado insuficiente e, em alguns pontos, inexistente. Em maio, a reportagem do Diário percorreu os trechos em obras e constatou ao menos quatro pontos em que são duas as possibilidades de se ter um feixe de luz: a dos próprios veículos ou a da lua (o que fica prejudicado em noites de chuva). 

A reportagem esteve, no começo da noite da última quarta-feira, em um dos trechos mais críticos, que ficam na BR-158 - do viaduto do Cerrito até o acesso à Avenida Fernando Ferrari. Ao longo de pouco mais de 600 metros, o motorista depara com um cenário de breu total. 

Contudo, um ponto positivo e um avanço desde a última ida da reportagem até o local se verifica no trecho anterior, também na BR-158 (do Trevo do Castelinho até o Cerrito). Ali, a iluminação se faz presente de forma considerável e dá total condição de visibilidade aos motoristas e, inclusive, aos pedestres que passam por esse ponto da rodovia. 

Mas, além dos 600 metros do viaduto do Cerrito até a rodoviária, em que há apenas iluminação dos próprios veículos, há outra situação - ainda que menos perigosa - mas que inspira cuidado: a falta de iluminação em parte de alguns postes, situados do lado direito da rodovia (da antiga sede do Colégio Marco Polo até a Planalto), também na BR-158.

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) informou que, no final do mês de março, a rede de cabos havia sido furtada no viaduto do Castelinho. O que foi restabelecido pelo próprio departamento em maio. 

No mesmo mês, em outra ação, mais cabos foram furtados na parte inferior do viaduto. Situação que foi reparada pelo Dnit. Ainda conforme informado ao Dnit pelo consórcio, responsável pelas obras, o furto desses cabos já causou prejuízo de mais de R$ 50 mil à empresa responsável pelo trecho.  

Quanto à situação que compreende o viaduto do Cerrito até o viaduto da rodoviária - que é o ponto mais crítico (ao longo de 600 metros) -, o Dnit informa que o local também foi alvo da ação de ladrões. E para sanar essa questão, já foi feita uma compra de cabos para religar a luz no trecho, o que deve ocorrer em breve. O Dnit pede que se alguém - motorista ou morador - perceber a ação de bandidos no local, deve anunciar a Polícia Rodoviária Federal (PRF) pelo (55) 3221-8277.

HISTÓRICO
Iniciada em 2014, a duplicação de rodovias federais no entorno de Santa Maria tinha previsão de entrega para 2017. Devido a uma série de circunstâncias, como atrasos nos repasses, nos últimos anos, por parte da União, o prazo foi estendido, agora, para 2020. Até o momento, mais de 70% dos serviços foram executados, e o canteiro de obras emprega 115 trabalhadores.  

Orçada em R$ 309 milhões, a Travessia recebeu, até agora, R$ 215 milhões. E a previsão, para este ano, é de um aporte de mais R$ 107 milhões. Em 2020, devem ser investidos R$ 40 milhões no fim das obras.

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