Novas decisões

Táxis terão de aceitar pagamento por cartão a partir de 1º de março em Santa Maria

João Pedro Lamas

"

Toda a frota de táxis de Santa Maria terá de oferecer o serviço de pagamento por meio de cartão a partir do dia 1º de março. Além disso, será obrigatório para os taxistas o uso de uma vestimenta padrão – espécie de uniforme. A informação foi confirmada à reportagem na manhã deste sábado pela prefeitura.

Leia mais notícias de Geral e Polícia

Conforme o secretário de Controle e Mobilidade Urbana, Miguel Passini, haverá reunião com os sindicatos que representam os taxistas dia 16 de fevereiro, momento em que serão repassadas as informações.

Passini aponta que no decreto municipal de 2015, que reajustou a tarifa do táxi em 18% (a bandeirada aumentou de R$ 3,80 para R$ 4,50), constava que dentro de 90 dias toda a frota deveria ofertar o serviço ao cliente. Passados cinco meses, o secretário estima que 50% da frota – que conta com 320 carros – possibilita o pagamento por cartão.

– Vou ter uma reunião com toda a categoria dia 16 de fevereiro onde vai ser comunicado que a partir de março é obrigatório, a todo táxi, oferecer uma forma de pagamento através de cartão de crédito – afirma o secretário.

Passini diz que a prefeitura já praticamente definiu a uniformização dos taxistas. O padrão será informado também em 16 de fevereiro. Ele antecipou, no entanto, que, para os homens, será necessário o uso de uma camiseta social polo de uma cor e calça. Bermudas estão proibidas. Para as mulheres, não será permitido o uso de blusas abertas nas costas e saias terão medida mínima de altura. Para os dois sexos, não será permitido o uso de calçados abertos, como chinelos e sandálias. Será proibido o uso de bonés ou toucas.

Leia as últimas notícias do Diário de Santa Maria

No entendimento da prefeitura, as medida trazem mais segurança e comodidade ao cliente.

Aumento da tarifa do táxi

A prefeitura recebeu um pedido para aumento da tarifa dos sindicatos que representam os taxistas de Santa Maria. No entanto, foi um “pedido genérico”.

Como foi dado reajuste em 2015, Passini avalia que é cedo reajustar de novo em 2016. No entanto, frente ao encarecimento do combustível, a prefeitura pode reavaliar, caso seja apresentado um estudo que justifique a alta.

Cinco suplentes serão chamados para receber prefixos de táxi no início de fevereiro.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Santiaguense tem música relançada por produtor inglês

Próximo

Hospital de Santa Maria passa por mutirão de combate ao Aedes aegypti

Geral