Ou seja, se não houver preocupação com o impacto socioambiental, a postura empresarial ainda não pode ser considerada sustentável. Além disso, essa preocupação social está cada vez mais observada pelos consumidores, que estão levando esse fator em consideração para escolher produtos ou serviços. Porque entendem a necessidade de empresas responsáveis que estejam empenhadas com o desenvolvimento sustentável da sociedade. O termo sustentabilidade sempre foi associado à preservação da natureza, mas ao longo dos anos foi se adequando e, hoje, engloba mais dois aspectos. Além da natureza, observa ainda as pessoas e o lucro. Essa visão contemporânea significa que o lucro não pode se sobrepor aos prejuízos ao planeta e nem às pessoas que fazem parte do processo ou podem ser afetadas por ele.
Fazer uso da impressora de forma moderada, assim como utilizar papéis como rascunho, são ações que podem ser adotadas. Crédito: Divulgação.
O sonho de todo empreendedor é ver seu negócio crescendo e conquistando os resultados esperados. No entanto, hoje em dia, já não basta somente obter bons lucros, é preciso que o crescimento da empresa esteja alinhado à conservação do meio ambiente. Essa proposta é ainda mais válida para marcas que atuam nos segmentos com grande demanda de recursos naturais. Adotar práticas sustentáveis podem ser o investir no reaproveitamento de água, estabelecendo uma gestão de resíduos efetiva ou adotando práticas de eficiência energética. Mas também, é pensar no impacto à comunidade local e compreender as responsabilidades sociais como empresa com o mundo.
Hábitos Sustentáveis
A substituição, economia ou reutilização de materiais nas organizações é a forma mais direta de evitar impactos na natureza. São comuns costumes que prejudicam o meio ambiente e, muitas vezes, as pessoas não se dão conta do quanto é importante mudá-los. Pequenas atitudes que vão desde o uso de papel de rascunho até a eliminação de copos descartáveis fazem a diferença. Além disso, ações do dia que envolvem desde o deslocamento até o trabalho, como ir a pé ou compartilhar caronas, também são práticas sustentáveis.
Os hábitos com responsabilidade socioambiental precisam estar presentes no dia a dia da empresa, envolvendo, além das atividades produtivas, o tratamento dado às questões ambientais e sua influência e relacionamento com fornecedores, público interno, público externo e com a sociedade.
É nesse sentido que a campanha Práticas Sustentáveis, realizada pelo Grupo Diário em parceria com a Prefeitura de Santa Maria e o patrocínio da Corsan / Governo do Estado do Rio Grande do Sul, incentiva ações que possam impactar na conscientização da população quanto à importância de preservar o meio ambiente. Este ano, a iniciativa traz o slogan “Atitudes para transformar o futuro da nossa cidade”, mostrando que a ideia é não somente apenas informar e conscientizar, mas também para que as pessoas possam realmente se envolver.
DICAS IMPORTANTES
Como contribuir com o ecossistema no seu trabalho:
– Desligue a luz e equipamentos eletrônicos quando não estiverem em uso – Adote a coleta seletiva e uma gestão efetiva de resíduos – Evite a impressão desnecessária de materiais – Utilize papel de rascunho quando possível – Na confecção dos cartões de visita, dê preferência aos que são ecologicamente corretos, feitos de papel reciclável e tintas à base de soja – Use canecas ao invés de copos descartáveis. Aposte nos recicláveis – Priorize a luz e ventilação naturais – Evite reuniões externas para diminuir o uso do carro – Invista num sistema de reaproveitamento de água – Instale placas fotovoltaicas para captação de energia solar
Como ser uma empresa com responsabilidade socioambiental
– Através de políticas internas, que envolvam a prática de consumo consciente dos recursos naturais, estimulando a revisão dos hábitos de consumo e seu reaproveitamento, quando possível; – Desenvolvendo projetos que reformulam a maneira como os processos são feitos, utilizando equipamentos modernos, com consumo otimizado de recursos, são algumas medidas que favorecem o meio ambiente; – Redução do consumo de energia, de resíduos e de água; – Capacitação de replicadores da cultura socioambiental nas unidades, perpetuando os valores e – princípios; – A busca contínua por soluções criativas para reutilizar os recursos materiais disponíveis, também faz parte da responsabilidade socioambiental das empresas.