Alimentação

Sim! é possível fazer seu filho comer alimentos saudáveis

"

Não há aviãozinho que dê jeito na cara feia para o feijão ou no nariz torcido para o brócolis? Se você enfrenta dificuldades para que seu filho consuma alimentos saudáveis, não desista! Parte da solução pode ser envolvê-lo no preparo das comidas ou apresentar os pratos de uma forma mais divertida. O que não dá é para abandonar o desafio de incluir na dieta deles o que é importante para a saúde.

_ A criança rejeita novos alimentos, principalmente até o 6 anos. Ela só come aquilo que lhe é familiar. Se, nesse período, ela se acostumou apenas com arroz, feijão e carne, não vai querer outro prato _ afirma a professora de nutrição infantil da Universidade Federal do Paraná Claudia Bettega de Almeida.

A formação do paladar infantil começa aos 6 meses, quando a criança deixa a exclusividade do leite materno e passa a conhecer outros alimentos. Nutricionista infantil de Santa Maria, Camila Lehnhart Vargas afirma que é importante que os pais não caiam na tentação de oferecer alimentos industrializados, com muito açúcar e sal, nessa fase da vida. Por quê? Para que as crianças não se acostumem a comer esses alimentos.

_ Bom exemplo familiar também é muito importante. Se desde cedo a criança perceber que a família come verduras, legumes e frutas no dia a dia, vai considerar isso normal e inserir o hábito em sua dieta sem nem perceber _ afirma Camila.

Pratos bem coloridos e com
desenhos despertam o interesse

Deixar o prato bem colorido ou criar algum desenho especial são alternativas que ajudam a chamar a atenção, especialmente dos menores de 6 anos. Se você quer dicas, dá uma olhada nas fotos desta reportagem, feitas pela fotógrafa canadense Jill Dubiens, especialistas em pratos divertidos e saudáveis.

_ O mundo imaginário da criança é muito rico. Sempre coloque algo da cor verde escura, laranja e amarela, que são as principais fontes de vitamina A e C, fundamentais para o desenvolvimento _ sugere a professora de nutrição paulista Norka González.

_ Um prato bem colorido é o segredo _ completa a nutricionista Carmen Lígia da Rocha, de Santa Maria.

A professora de Cacequi Gabriela Lunardi Bilibio, 32 anos, bem sabe disso. Para ela, a alimentação do filho Augusto, 5 anos, é coisa séria. Sua técnica é inventar histórias com os alimentos.

_ Aqui, tem duas ilhas de arroz rodeadas de árvores de alface, um oceano de caldo de feijão e um tubarão de carne _ diz a mamãe ao pequeno, que não deixa nenhum personagem da fantástica ilha no prato.

Deixe seu filho escolher o
que ele quer experimentar

Segundo as nutricionistas, incluir as crianças no dia a dia da cozinha e deixá-las escolher frutas e legumes que prefiram pode despertar o interesse em experimentar coisas novas.

_ Ela vai comer melhor quando vir o que escolheu na panela _ diz Claudia.
Deixar à disposição os alimentos que a criança rejeita é uma das táticas que as especialistas indicam. Seja no armário de fácil acesso ou mesmo no prato. Mesmo que a criança não coma logo de cara, em algum momento, vai ceder.  Aí, é importante que os pais mostrem como foi gostosa a experiência e apresentem alimentos que ela rejeita, sem forçar.

Cuidado! Esconder alimentos
pode ter efeito contrário

As especialistas alertam: cuidado com artifícios que podem causar mais dor de cabeça do que trazer soluções. Por exemplo, ao esconder a beterraba na massa da panqueca ou colocar o tomate no meio da carne, os pais devem cuidar para não deixar resquícios.
_ Sempre é melhor negociar com a criança, pois uma vez descoberto o alimento escondido, a chance de rejeitá-lo para sempre é maior. A melhor forma de inserir sem que se perceba é em uma sopa, vitaminas ou recheios de massas, sempre junto a alimentos que a criança tenha preferência _ sugere a nutricionista Flávia Sguario.

Mas e não dá para liberar, nunquinha, um chocolate, um sorvete"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Jovem que colidiu em cavalo na BR-287 segue em estado grave

Próximo

Motociclista morre ao colidir com búfalo na BR-158 em Rosário do Sul

Geral