A importância da educação empreendedora nas universidades cresce à medida que o mercado de trabalho e a sociedade se transformam rapidamente. Na UFSM, a Coordenadoria de Educação Empreendedora da PROINOVA busca preparar os alunos para serem profissionais qualificados e proativos, tanto como empreendedores quanto intraempreendedores, capazes de inovar nas organizações onde atuarem.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Nem todos querem empreender
Embora nem todos os estudantes desejem abrir uma empresa, é crucial que adquiram uma mentalidade voltada para a inovação, solução de problemas e adaptabilidade. As atividades da coordenadoria buscam sensibilizar os alunos para a importância do pensamento empreendedor, independente do caminho que escolham seguir.
Nossas ações
As nossas ações buscam complementar a formação do aluno em parceria com os professores, introduzindo o empreendedorismo de forma prática. Entre as principais atividades estão:
Palestras e conversas sobre as atividades da PROINOVA: possibilitam que os alunos entendam de que forma podem vir a interagir e desenvolver suas habilidades na prática, seja por meio de bolsas ou estágios nas empresas incubadas na Pulsar ou residentes/associadas ao ao InovaTec UFSM Parque Tecnológico. Neste momento também é apresentado aos alunos a Coordenadoria de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia.
Visitas à Incubadora Pulsar e ao InovaTec: proporcionam aos estudantes a oportunidade de conhecer o ambiente das startups, entendendo como funcionam os elementos do ecossistema de inovação, os desafios e oportunidades de empreender. Ideathon: uma dinâmica que incentiva a criação de soluções inovadoras para problemas reais, permitindo que os alunos pratiquem o desenvolvimento de ideias, aplicando conhecimentos de sala de aula e exercitando habilidades como trabalho em equipe, liderança e criatividade.
Dinâmica: atividade prática com o objetivo de proporcionar uma conversa sobre habilidades empreendedoras. Relatos de empreendedores: sempre que há disponibilidade, empreendedores compartilham suas trajetórias, proporcionando inspiração e troca de experiências. Além disso, a Coordenadoria de Educação empreendedora também conta com outras iniciativas como programas de bolsas de inovação, sinergia, mentoria empresarial, entre outras.
Educação empreendedora além do arco
Além das atividades para alunos da UFSM, há uma parceria com a Secretaria de Cultura e Educação de Santa Maria, para promover ações aos estudantes do ensino fundamental e médio, despertando desde cedo o interesse pelo ambiente de inovação e empreendedorismo.
De mãos dadas com o futuro
Feedbacks de alunos e professores indicam que estamos no caminho certo, mas ainda há muito a ser feito para ampliar o alcance das iniciativas e integrar a educação empreendedora na formação acadêmica. Acreditamos que a oportunidade de inserir de forma extraclasse uma visão empreendedora aos alunos, seja criando negócios ou inovando em empresas, os torna profissionais completos para os desafios de um mundo em constante mudança.