Shoppings da cidade promovem eventos de Carnaval para crianças e até para os pets

Bernardo Abbad

Shoppings da cidade promovem eventos de Carnaval para crianças e até para os pets
Crianças e até os animais de estimação se divertiram nos shoppings da cidade na terça-feira (Fotos: Nathália Schneider/Diário)

A terça-feira de Carnaval foi bastante animada, pelo menos para as crianças. Além dos tradicionais bailes infantis promovidos pelos clubes, o Royal Plaza Shopping também ofereceu um espaço para os pequenos foliões. O evento “Pulinho” proporcionou às crianças a oportunidade de confeccionarem seus próprios abadás e depois participarem de um bailinho com muita música, suco e diversão em um espaço na Praça de Alimentação, no terceiro andar do Shopping.Com início às 14h, o “Pulinho” gerou uma grande fila de pais e crianças que aguardavam para entrar, em pequenos grupos, no espaço totalmente decorado. Na chegada, eles ganhavam coletes ou capas e bastante purpurina, lantejoula, cola e muito brilho para criar suas próprias fantasias. O abadá da Sophie Marcusso, de 6 anos, rapidamente ficou pronto – e customizado sem ajuda de ninguém, segundo ela –, então a pequena foliã estava ajudando o primo, Pedro, e a amiga Tarsila a confeccionarem os deles.

– Aqui tem suquinho, gira-gira, cantor para a gente poder dançar e até escorregador. Depois que ficarem prontas as roupas a gente vai poder brincar. O Carnaval é muito legal, sabia? Estamos nos divertindo muito – comemora Sophie, totalmente imersa na magia da tradicional festa popular do Brasil.

Com o abadá já pronto, a Sophie Marcusso (de óculos, no centro), estava ajudando o primo Pedro e a amiga Tarsila a confeccionarem as suas roupas para o Carnaval no Royal Plaza Shopping

A Andiele da Rosa, de 35 anos, também passou pelo shopping na tarde de terça-feira com o filho, Anthony, 7. Ela é costureira artesanal e confecciona fantasias em geral, roupas para estúdio, cosplays e acessórios. Ela fez a roupa do filho baseada no personagem Sonic, um dos preferidos dele. Andiele conta que, para outros carnavais, já produziu roupas de ninja, dinossauro e até do personagem Naruto para o filho. Após a confecção do abadá no espaço do shopping, ele colocou a capa enfeitada por cima da roupa preparada pela mãe.

– Eu soube do evento pelo Instagram e decidi trazer ele para curtir o Carnaval e também aproveitar o último dia de férias escolares. Acho muito importante ações como essa, então eu incentivo bastante, até porque produzo fantasias e figurinos para festas e sei que muda a vida das pessoas – conta Andiele, que também estava usando adereços de Carnaval produzidos por ela.

Andiele e o filho, Anthony, foram até o shopping participar da confecção dos abadás, embora já estivessem com suas próprias fantasias

FOLIA BOA PRA CACHORRO

Em outro shopping da cidade, o Praça Nova, um grupo muito especial também se divertiu bastante: os bichinhos de estimação. Muitos donos levaram seus pets para participarem da 2ª edição do CarnaPet. O evento, que começou às 16h, é realizado pelo shopping com o apoio do Conexões PET, projeto que promove eventos na área em Santa Maria, e com entidades de proteção animal, como a Brechocão.

O abrigo privado, mantido por meio de doações, acolhe mais de 50 cães resgatados de diversas situações delicadas. Segundo a microempreendedora Camila Willemberg, 43 anos, uma das proprietárias do Brechocão, no local também funciona um brechó, que abre duas vezes pro mês, cuja renda é revertida para os animais, daí o nome da entidade:

– Eventos como o CarnaPet são muito importantes, principalmente para levar visibilidade à causa da proteção animal. Sou protetora independente em Santa Maria e decidimos alugar esse lugar para abriga-los. É sobre resgate e resistência.

Jojô, fantasiada de Musa do Brechocão, está disponível para adoção e participou da 2ª edição do CarnaPet

Para o CarnaPet, Camila levou a Jojô, fantasiada de musa do Brechocão e o Bóris de “Cãogaceiro”. Ambos os vira-latas estão entre os vários animais disponíveis para adoção que vivem no Brechocão, um espaço livre e aberto, e não um canil, segundo a protetora animal. – Veio também o Pepperoni, que a minha família adotou, vestido de Jack Sparrow, protagonista dos Piratas do Caribe. Viemos prestigiar o evento, torcer para que eles ganhem prêmios, claro, e também reforçar que as ações não são só sobre animais de raça – explica Camila. A 2ª edição do CarnaPet chamou atenção de quem passeava pelo Shopping Praça Nova no horário. Muitos pararam para ver os cães fantasiados de palhaços, super-heróis ou com máscaras coloridas. Teve até uma passarela, por onde os bichanos desfilaram, sob o olhar atento de jurados humanos, e concorreram à brindes. No local, também houve arrecadação de ração, sachês, areia e dinheiro para ajudar na causa da proteção animal em Santa Maria.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Imposto Solidário: até 15 instituições podem ser beneficiadas; veja quais são Anterior

Imposto Solidário: até 15 instituições podem ser beneficiadas; veja quais são

Árbitro revelado em Santa Maria já comandou quatro jogos do Gauchão 2023 Próximo

Árbitro revelado em Santa Maria já comandou quatro jogos do Gauchão 2023

Geral