Entre os numerosos transtornos que os gaúchos estão enfrentando após o temporal da última madrugada está a falta de comunicação por celular, em algumas regiões do Estado. Usuários de diversas operadoras relataram problemas ao tentar ligar para outras pessoas do celular.
AES Sul não dá previsão de retorno da energia elétrica
As empresas informam que a falta de luz em muitas regiões se deve à interrupção no fornecimento de energia elétrica, que afeta o serviço.
A Telefônica Vivo informou por meio de nota oficial que o problema atinge principalmente a Região Metropolitana, o Vale do Rio Pardo e a Região da Campanha, e que desde a madrugada há equipes técnicas trabalhando para reparar os danos. A empresa está locando geradores para que os serviços voltem o quanto antes.
A TIM informa que falhas nos serviços de voz e dados no Estado são decorrentes da falta de energia e de infiltrações de água nas estações das antenas. Equipes da empresa já trabalham para solucionar os casos o quanto antes.
A Claro informa que alguns clientes estão enfrentando dificuldades para acessar serviços de voz e dados devido às chuvas da última madrugada em Santa Maria e que a empresa está empenhando todos os esforços para restabelecer os serviços o mais breve possível.
A Oi informou em seu comunicado que os temporais provocaram rompimento de fios e cabos por quedas de árvores e postes da rede elétrica e também pela interrupção de estradas estão entre as causas das dificuldades em usar serviços de telefonia fixa e móvel e de internet banda larga da companhia. Enchentes e alagamentos também aceleram a degradação da rede e dificultam o trabalho de manutenção. Porém, a empresa montou equipes de força tarefa para, mesmo durante o fim de semana, atuarem nos reparos em todas as regiões do Estado. Estão tendo prioridade de conserto danos que afetam hospitais, escolas e prefeituras. "O restabelecimento total dos serviços de telecomunicações está condicionado à recuperação da infraestrutura local, além do retorno da energia elétrica". Clientes e entidades públicas podem pedir reparos pelo número 10314.
"