₢ Leo Diaz
₢ Leo Diaz
Foto: Leo Diaz
O edital para viabilizar 15 atrações para o “Viva o Natal” encerrou na sexta-feira, 11. Na sexta anterior, dia 4, solicitamos à prefeitura de Santa Maria uma opinião da secretária de Cultura, Rose Carneiro, a respeito da importância do edital e pedindo uma prévia de como seria o “Viva o Natal” deste ano. Na ocasião, a prefeitura informou que responderia, não em tempo da matéria, mas, sim durante a semana e, de fato, na terça-feira, 8, pela manhã, respondeu. Eis:
Diário – Qual a expectativa para o “Viva o Natal” deste ano? Quais as atrações previstas além das 15 que serão selecionadas via edital? Pode adiantar alguma?Rose – O “Viva o Natal” vem sendo executado dentro de uma mesma ideia desde 2017, e viabilizando espetáculos que dão retorno de público, em número de pessoas e de riqueza cultural, envolvendo principalmente artistas locais. E, à exceção das edições que ocorreram de forma restrita, por conta das regras de isolamento social, os demais anos foram marcados pela relação clara estabelecida entre cultura e economia, já que, como se sabe, a cadeia econômica das atividades culturais é vasta e vai além da classe artística. A prefeitura abriu um Chamamento Público para 15 atrações que vão compor a grade da programação. Para além desta, contaremos com o tradicional Desfile de Natal, na Rua do Acampamento e, também, na Nova Santa Marta, como foi em 2021, passeios de Trenzinho no Distrito Criativo (Avenida Rio Branco-Gare); espetáculo de abertura que tem participação das Companhias Sorriso com Arte, Armazém e Orquestra Sinfônica de Santa Maria, um Concerto de Natal e um espetáculo de encerramento com a Companhia Armazém. O Desfile envolve artistas de diferentes grupos da cidade. Em breve e após ajustes de detalhes, a programação completa será divulgada.
Diário – Qual a importância de um edital como este, vinculado às festas de fim de ano, para os artistas do município?Rose – O período natalino movimenta diversas cadeias econômicas da cidade. As festas envolvem o comércio, a decoração das casas, as confraternizações de empresas e famílias. Já o Viva o Natal envolve a programação artística que movimenta a cena cultural da cidade. O Edital se configura como uma forma de profissionalizar o evento, democratizando o acesso e ampliando a participação de espetáculos que possam fazer parte de uma programação voltada para o Natal. O Viva o Natal é um evento temático, tem toda uma simbologia que envolve este tema e a programação busca esse perfil. É importante esclarecer que o Chamamento tem duas etapas. A primeira é o cadastro, com toda documentação necessária para ser habilitado a ser contratado. São exigências legais a serem seguidas. Então é fundamental que os interessados leiam com atenção e atentem para os prazos de documentos necessários.
Foto: Renan Mattos
Falando em Natal…
A nossa vizinha Itaara também está preparada para receber visitantes com a tão esperada reabertura do Parque Oásis e prepara uma vasta programação de Natal. A programação será entre os dias 3 e 18 de dezembro. Serão duas semanas de shows com músicos e bandas locais, estaduais e nacionais, além de apresentações artísticas com a temática natalina. Além disso, a gurizada vai poder curtir as pistas de eletrônica e os ritmos brasileiros do samba, pagode, raggae e outras brasilidades com a fusão de duas das maiores festas da cidade, a Sambari e a Sunset. As apresentações ainda estarão divididas em três palcos, o Oásis, Espaço Sambari e Espaço 3 Marias.Na primeira semana, de 3 a 10 de dezembro, atrações como Wilson Paim, Raquel Tombesi, Vera Loca, Espetáculo Tholl, Dé e Thiago, Bateraço e espetáculos natalinos fazem parte da programação. Já na segunda semana, Nenhum de Nós, Dida Larruscain, De Alma Gaúcha, Léo Pain, Falamansa, Sandro e Cícero e apresentações natalinas de 11 a 18. No dia 18, até a transmissão da Final da Copa do Mundo está inclusa entre as atrações da noite.
A programação completa você confere no Instagram do Parque Oásis.
Leia todas as notícias