A crescente criminalidade em Santa Maria levou o governo do Estado a antecipar a vinda da Polícia Comunitária para o município. Ainda na tarde desta quinta-feira, o prefeito Cezar Schirmer (PMDB) esteve reunido com o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) e com o coordenador estadual do programa, coronel Júlio César Marobin. A reunião que, inicialmente, ocorreria no prédio da SUCV (sede do Executivo) mudou de local e acabou ocorrendo no centro administrativo da prefeitura. A mudança se deu por temor da administração municipal de que o prédio da SUCV fosse alvo de manifestações - que ocorreram, nesta quinta-feira, em decorrência do preço da tarifa de ônibus.
Durante o encontro, o chefe do Executivo foi comunicado que o município receberá, ainda neste ano, três equipes da Polícia Comunitária. A intenção é que sejam contempladas a região norte, o bairro Nova Santa Marta (região oeste) e uma terceira localidade de Santa Maria, ainda a ser definida.
O Polícia Comunitária é um programa do governo do Estado que leva o brigadiano a atuar de forma preventiva em localidades de maior vulnerabilidade social. Como medida de incentivo, os PMs, passam a morar nos bairros de atuação, e contam com uma viatura. Os policiais também recebem uma bolsa-auxílio no valor de R$ 600 para ajudar a pagar o aluguel.
Atualmente, o programa atua em 13 municípios gaúchos.