Eduardo Ramos
Integrantes da ONG: Cristiane Medeiros, (a partir da esq); Inês Ruaro; Tatiana e Isabele Vasconcelos; Teresa Schultz. Foto: Eduardo Ramos
Com a cozinha comunitária, horta e pracinha, a Organização Não Governamental (ONG) Mãos Unidas Pelo Cipriano (Omuc), existe desde 2017, no Bairro Parque Pinheiro Machado. A instituição é uma das beneficiadas pela segunda edição da campanha “Santa Maria sem Fome”, uma iniciativa do Grupo Diário junto à prefeitura de Santa Maria. Tem como objetivo arrecadar doações para o Banco de Alimentos da cidade, que redistribui para as entidades cadastradas. A ação vai até 1º de novembro.
Rotina
Entre os serviços sociais oferecidos pela ONG, destacam-se a horta para as famílias da comunidade Cipriano da Rocha, a cozinha comunitária que serve em média 350 marmitas, atendendo também pessoas dos loteamentos ao redor, como da Vila Resistência. Além de todo final de semana, realizar trabalho social com mais de 60 crianças, com brincadeiras e distribuição de lanches, como bolo, suco e cachorro-quente.
A Omuc foi oficializada em 2019 mas, há cinco anos, já atua na comunidade com trabalhos sociais e voluntários que ajudam na causa. O presidente da associação Anderson Melgares, 45 anos, comenta que estão em reforma para aumentar a cozinha comunitária na sede. Atualmente, funciona dentro da casa dele, ao lado da ONG.– Aos sábados, conseguimos fazer em torno de 350 refeições aos moradores. Com a construção de mais um espaço, pretendemos oferecer três vezes na semana café da manhã, e se possível continuar a aumentar esse número – explica o presidente da Mãos Unidas Pelo Cipriano.
A integrante da Associação, há dois anos, Tatiana Vasconcelos, 42, ajuda em tudo e mais um pouco. Ela relata que a rotina é corrida, mas que o esforço vale a pena:– O auxílio é muito importante para os moradores, ou seja para eles é tudo. Muitos dependem desse alimento que oferecemos.
A filha de Tatiana, Isabele, 1 ano e 8 meses, é a “mascote” da ONG. Ela está sempre junto à mãe, na horta, nos trabalhos sociais de final de semana, e principalmente, na pracinha da sede da Associação. O balanço, escorregador e o gira gira, possibilitam a socialização de crianças da comunidade.
Leia também:
Associação Comunitária Caras do Bem acolhe crianças por meio de projeto socialCentro Social Marista Santa Marta é uma das instituições que vai receber as doações da Campanha Santa Maria Sem Fome
Foto: Eduardo Ramos.
Auxílio
A participante da Mãos Unidas Pelo Cipriano, desde o início, Inês Ruaro, 70 anos, conta que, todos os dias, trabalha nos canteiros para plantar cada vez mais verduras e legumes. A horta comunitária permite aos moradores do loteamento Cipriano da Rocha, uma alimentação com mais dignidade.
O presidente da ONG, Anderson, aponta que a criação da área para começar o plantio, só foi possível com a ajuda da Prefeitura de Santa Maria. Antes, o local estava com acúmulo de lixo e precisou ser revitalizado:– Com o auxílio do Rotary Club Sul e de outras pessoas também, como o membro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) de Santa Maria, Juarez Felisberto, que ajuda também na cozinha comunitária, conseguimos criar a horta.
Anderson acrescenta que as jantas oferecidas aos finais de semana, podem ocorrer a cada 15 dias. A ONG Mãos Unidas Pelo Cipriano depende de doações, por isso sempre tentam o possível para realizar as marmitas todos os sábados. Além disso, a entidade promove o Varal Solidário, com doação e arrecadação de roupas, aos sábados.
A Campanha “Santa Maria Sem Fome” tem o patrocínio da Unicredi Ponto Capital e Fundação Eny. Apoio: Abella Advocacia
Onde doar?
DOAÇÃO PARA A ONG MÃOS UNIDAS PELO CIPRIANO
Doações pro PIX, pela chave: 55984631287Na sede você pode doar roupas, agasalhos e alimentos. Rua Niterói, nº 500, Bairro Parque Pinheiro Machado
DOAÇÃO PARA A CAMPANHA SANTA MARIA SEM FOME
Você também pode fazer doações em dinheiro para o Banco de Alimentos. O valor deve ser enviado, via PIX, através da chave: 30.466.339/0001-49 (CNPJ).
GRUPO DIÁRIO:
Loja do Diário – Elegância Center Shop, Rua Dr. Bozano, nº 1.167Sede do Diário – Faixa Nova de Camobi, nº 4.975
PREFEITURA DE SANTA MARIA:
Rua Venâncio Aires, nº 2.27, Bairro Centro
LOJAS ENY:
Eny – no Royal Plaza Shopping: Avenida. Nossa Senhora das Dores, nº 305Eny Infanto, Rua Dr. Bozano, nº 1129, Bairro Centro
UNICRED PONTO CAPITAL:
Rua José Bonifácio, nº 2355, Bairro Nossa Senhora de Fátima – Térreo da Policlínica Wilson Aita
ABELLA ADVOCACIA:
Rua dos Andradas, nº 1449, Bairro Centro
MERCADO VIDEIRA:
Br 392 km 451 esquina com a Rua Rondônia, Bairro Lorenzi
MERCADO OK:
Rua Duque de Caxias, nº 1905, Bairro Centro
MERCADO E PADARIA TODA HORA:
Rua Isidoro Grassi, 675-761, Bairro Nossa Senhora da Medianeira
CRISTAL SUPERMERCADO:
Avenida Borges de Medeiros, nº 245, Nossa Senhora de Fátima
MINI MERCADO QUIOSQUE:
Rua Silvino Jacob Zimmermann, nº 501, Bairro Camobi
SUPERMERCADO ROYAL:
Avenida João Machado Soares, nº 132, Bairro Camobi
MERCADO DIÁRIO:
240, RST-287, 1389, Bairro Camobi
MERCADO SCALCON
Rua Euclídes da Cunha, nº 250, Bairro Itararé
MERCADO MIX
Diácono João Luiz Pozzobon
MERCADO MARECHAL
Rua Marechal Deodoro, nº 61, Bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
MERCADO NOGUEIRA
Rua Venâncio Antônio Dias, nº 1445, Bairro Campestre do Menino Deus
Leia todas as notícias