com a palavra

Sandro Trentin conta trajetória na advogacia

Foto: arquivo pessoal
Trentin recebeu o troféu "Personalidades Masculinas" em 2019

Sandro Seixas Trentin, 42 anos, nasceu em Criciúma, em Santa Catarina, mas, aos 2 anos, mudou-se com a família para Vila Nova do Sul, cidade onde passou a infância e adolescência. Formado em Direito, iniciou a carreira profissional em Santa Maria, há 20 anos. Casado há 10 anos com a também advogada e sócia, Taise Rabelo Dutra Trentin, ele se dedica a temas ligados à área empresarial, na Dutra & Trentin Advogados Associados. O pai de Isabella e Manuella já atuou como professor e, além de escritor é palestrante. Na entrevista a seguir, confira um pouco mais desta trajetória.

Diário - Por que o senhor optou pela área do Direito?

Sandro Trentin - Desde criança, nunca tolerei injustiças. O sangue fervia toda vez que eu presenciava algo nesse sentido. Intrometia-me em questões que não me diziam respeito, sempre para defender um parente ou amigo. Quando descobri o Direito e entendi mais arespeito do que o profissional dessa área pode fazer pela sociedade, foi amor à primeira vista. Vi a oportunidade de ser alguém que poderia bradar com legitimidade.

Diário - Com mestrado em Direito, pós-graduação em Direito Tributário e Direito Processual Civil, o senhor ainda cursa o doutorado. Por que decidiu se especializar nessas áreas?

Sandro Trentin - Fiz mestrado em Direito no Brasil e curso o doutorado em Direito Constitucional pela Universidade Federal de Buenos Aires. Também cursei pós-graduação em Direito Tributário para auxiliar na defesa das empresas. Direito Tributário é a área em que mais atuo. Sempre acreditei que o empresário é a locomotiva do nosso país, ou seja, é a principal fonte de geração de empregos e renda, sendo, sem dúvida, o pilar que sustenta nossa a nação. Por essa razão, busquei me especializar nestas áreas. O Direito Processual Civil, no qual também tenho pós-graduação, é o caminho para se conseguir chegar ao destino desejado, visto que passeia por todos os ramos do direito. O Direito Material, a exemplo do Direito Civil, Tributário ou Empresarial, somente se concretiza quando se utiliza os melhores caminhos oferecidos pelo Direito Processual. Um bom processualista pode vencer uma ação em um simples detalhe.

Foto: arquivo pessoal
Em um passeio de lancha com a família

Diário - Quais são os principais desafios enfrentados na sua profissão?

Sandro Trentin - O principal desafio de um bom advogado é ter muita perseverança para enfrentar noites mal dormidas, feriados e fins de semana mergulhando na imensidão das leis, doutrinas e jurisprudências, refletindo palavra por palavra, pois sempre cabe uma interpretação diferente. Entretanto, é isso que é belo dessa área. É uma área em que posições antagônicas se digladiam, vencendo, muitas vezes, não quem tem o direito, mas quem tem o melhor direito.

Diário - O senhor foi Procurador Municipal de Vila Nova do Sul de 2012 a 2015. Como foi esta experiência?

Sandro Trentin - Foi diferente e não menos satisfatória. Trata-se de um cargo, no qual se defende o interesse de toda uma coletividade. É como se estivesse do outro lado do balcão. A função me permitiu transitar por diferentes escalões da política. Adquiri experiência, mas confesso que defender o empresário e ser a voz do cidadão em qualquer instância ou tribunal gratifica mais.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">

Foto: arquivo pessoal/Ao lado da mulher, Taise, em frente ao Empire State Building, em Nova York, nos Estados Unidos

Diário - Que trabalho que o senhor desempenha na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Santa Maria e na OAB Estadual?

Sandro Trentin - Comecei minha trajetória na OAB como membro do Conselho da Subseccional de Santa Maria e, desde as duas últimas gestões, incluindo a atual, estou como diretor-tesoureiro. Na OAB Estadual, sou membro da Comissão de Defesa, Assistência e Prerrogativas dos Advogados (CDAP), que visa garantir as prerrogativas do advogado no exercício profissional e, por consequência, garantir os direitos do cidadão. Imagine que o seu advogado, o seu representante em juízo ou fora dele, seja impedido de se manifestar, de te defender. O trabalho da CDAP é garantir que todo advogado tenha as prerrogativas garantidas para que o cidadão, a quem ele representa, seja respeitado e ouvido sem submissão perante qualquer autoridade. 

style="width: 100%;" data-filename="retriever">Foto: arquivo pessoal
Em entrevista para a Rede Globo, na qual falou a respeito da palestra que realizou no Maranhão

Diário - Em suas conferências, sobre quais temas o senhor procura tratar?

Sandro Trentin - Por vezes, recebo convites para proferir palestras em universidades de vários locais do Brasil, do Rio Grande do Sul até o Maranhão. Os temas são diversos, mas voltados para a área empresarial.Na maioria das vezes, tenho falado bastante sobre os meios alternativos de resolução de conflitos, tendo inclusive escrito um livro a respeito deste assunto, o qual foi publicado na Alemanha. Ultimamente, a maioria dos convites refere-se a temáticas voltadas à arbitragem no âmbito empresarial.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Divulgados locais onde serão instalados 53 novos controladores de velocidade na região Anterior

Divulgados locais onde serão instalados 53 novos controladores de velocidade na região

50 vagas de emprego para quinta-feira em Santa Maria Próximo

50 vagas de emprego para quinta-feira em Santa Maria

Geral