A Polícia Civil aguarda o resultado da perícia para concluir a investigação sobre um acidente ocorrido em abril de 2014, que envolveu um micro-ônibus da prefeitura de Santiago e um caminhão e que resultou em seis mortes em São Vicente do Sul, na Região Central. A dificuldade relatada pela perícia de Santa Maria é a falta de profissionais. As informações são da Rádio Gaúcha.
O laudo pericial ainda não foi entregue a um perito revisor, conforme aponta o sistema. Os casos periciados passam por uma segunda avaliação antes de serem concluídos. O posto regional atende a 52 municípios e tem 11 peritos, mas dois estão em licença médica e o chefe, responsável pelo caso, está de férias.
O perito criminal Rafael Moro afirma que o número de profissionais seria insuficiente até se fosse para cobrir apenas o município de Santa Maria.
_ O posto de criminalística de Santa Maria atende mais de 50 municípios, num raio de cerca de 200 quilômetros. A associação Brasileira de Criminalística prevê um perito para cada 5 mil habitantes. Então, se formos considerar só o município de Santa Maria, considerando os 11 peritos, a gente já tem um déficit considerável, sendo que dois estão em afastamento para tratamento de saúde e tem mais as situações de férias.
O delegado João Carlos Brum Vaz, responsável pelo caso, aponta uma dificuldade constante em receber o retorno nos casos analisados pelo Instituto Geral de Perícias.
_ Temos essa dificuldade de concluir um inquérito policial em virtude dessa prova técnica que se necessita em quase todos os inquéritos policiais. Quando se faz uma requisição para o IGP, a gente nunca sabe quando o resultado vai chegar em nossas mãos. Isso é constante.
O delegado, que tem mais de 30 anos de carreira, ainda afirmou que não era tão lenta a resposta antes de o trabalho pericial ser autônomo, o que aconteceu com a criação do Instituto Geral de Perícias, com a Constituição Estadual promulgada em 1989. Outra reclamação é sobre a demora para chegar a resultados de análises em laboratório, já que todos esses casos são encaminhados a Porto Alegre.
"