Eduardo Ramos
Neste ano, a 79ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira será realizada durante os dias 5 e 6 de novembro. É a primeira vez em 79 anos que o maior evento religioso da Região Central terá atividades durante o sábado e o domingo. O evento que tem como tema Medianeira da Graça, Educadora da Paz marca, ainda, a retomada das atividades após dois anos de realização remota ou híbrida.
Em coletiva de imprensa, realizada nesta segunda-feira na Basílica da Medianeira, o arcebispo de Santa Maria, Dom Leomar Antônio Brustolin, detalhou a programação e celebrou a parceria das secretarias de Cultura e de Desenvolvimento Econômico e Turismo que ajudaram a pensar as novidades da festa religiosa.
– Além do tema que nos mostra a importância da educação, nós também temos duas palavras que vão guiar a Romaria: espiritualidade e hospitalidade. A ideia é trazer uma experiência de fé aos romeiros que virão e poderão participar de missas e bênçãos, além de prestigiar as atrações culturais – explica o arcebispo.
Leia também:
Com primeiro dia tranquilo, UFSM volta às aulas para o segundo semestre de 2022Concurso de ilustradores da Academia Santa-Mariense de Letras tem inscrições prorrogadasEleições 2022: saiba como consultar o histórico e mais informações sobre os candidatos
No sábado à noite, a Orquestra Sinfônica de Santa Maria sobe ao altar-monumento do Santuário para apresentar o Concerto para Maria. A iniciativa surgiu a partir da parceria com a Secretaria de Cultura que auxiliou na programação artística da Romaria. Para Rose Carneiro, secretária de Cultura do município, a novidade sinaliza para a potência cultural da cidade.
– Santa Maria é uma das únicas do Estado que tem uma orquestra sinfônica. Sabemos o talento que os músicos que participam do grupo tem, assim como o poder da música. Então, o Concerto para Maria será um momento único e emocionante que marca essa parceria da Secretaria de Cultura com a Arquidiocese de Santa Maria – enfatiza Rose.
Ainda, outra novidade deste ano é que o Parque da Medianeira terá aldeias temáticas com música e apresentações artísticas de grupos de dança, coral e percussão, além de escolas e CTGs da cidade. Segundo Dom Leomar, a novidade surge como uma forma de acolher os romeiros:
– Acolher também é evangelizar. Por isso, a programação da 79ª Romaria é tão completa. Queremos que as pessoas se sintam bem no nosso Santuário, na nossa Quermesse da Medianeira.
Além disso, a programação se estende, também, na madrugada de domingo com saudação à Virgem Medianeira, via-sacra, adoração e bênção, terço e santa missa da alvorada. A tradicional procissão que mobiliza milhares de devotos pelas ruas centrais de Santa Maria segue no domingo, com saída da Catedral em direção à Basílica, às 8h30.
Incentivo aos jovens
Nos próximos dias, a Comissão Jovem da Arquidiocese de Santa Maria publicará um formulário para que jovens possam se inscrever para participar das mobilizações da comissão. A ideia é reunir e motivar a juventude de Santa Maria e região.
Segundo o integrante da comissão, Patrick Scolari Weber, 28 anos, a expectativa é alcançar jovens que ainda não participam de grupos ou outros movimentos ligados à igreja.
– O objetivo da Comissão Jovem da Arquidiocese de Santa Maria é aproximar os jovens, principalmente aqueles que não participam de nenhum movimento. Também é importante a participação desse público na Romaria porque ajuda a trazer novas ideias e a manter viva a experiência de fé e oração – ressalta Patrick.
Programação da 79ª Romaria Estadual da Medianeira
Sábado – 05/11
Na Basílica
7h – Santa Missa com os voluntários da Romaria9h – Santa Missa da Medianeira, com Dom Hélio Adelar Rubert, Arcebispo Emérito de Santa Maria11h – Santa Missa da Medianeira, com Dom João Justino de Medeiros Silva, Arcebispo de Goiânia e Presidente da Comissão de Educação e Cultura da CNBB15h – Santa Missa da Saúde, com Dom Leomar Antônio Brustolin, Arcebispo Metropolitano de Santa Maria17h – Celebração penitencial e confissões, com Dom Paulo de Conto, Bispo Emérito de Montenegro18h30min – Hino Akáthistos à Mãe de Deus23h – Santa Missa da Juventude24h – Saudação à Virgem Medianeira – ofertas das flores de gratidão
No Parque
10h – Abertura Solene da Quermesse com apresentação da Banda da Brigada Militar20h – Concerto para Maria – Orquestra Sinfônica de Santa Maria, no Altar Monumento22h – Procissão luminosa no Parque
Apresentações artísticas ocorrerão das 13h às 17h nas aldeias Hospitalidade, Paz e Fé que ficarão ao longo do Parque da Medianeira.
Domingo – 06/11
Na Basílica
1h – Via-Sacra da Cruz, no Parque2h – Adoração e Bênção do Santíssimo Sacramento, na Basílica3h – Terço meditado diante do altar da Medianeira4h – Via-Sacra da Luz, no Parque5h – Santa Missa da Alvorada
Na Catedral
5h – Santa Missa da Alvorada7h – Santa Missa do Dia, com Dom Hélio Adelar Rubert8h – Acolhida dos Romeiros8h30min – Saída da Procissão
Na Basílica e no Parque da Medianeira
7h – Santa Missa de Todos os Santos9h – Santa Missa com os Cursilhistas9h45min – Chegada da Procissão no Parque da Medianeira10h – Santa Missa no Altar Monumento, com Dom João Justino de Medeiros Silva12h – Santa Missa com Dom Paulo de Conto14h – Santa Missa na Basílica15h – Bênção da Saúde, com Dom Leomar Antônio Brustolin, no Altar Monumento16h – Missa na Basílica16h – Retorno da Imagem da Medianeira do Parque para a Cripta16h30min – Terço Vocacional na Cripta17h – Santa Missa, na Basílica18h – Santa Missa com os educadores
Apresentações artísticas ocorrerão das 13h às 18h nas aldeias Hospitalidade, Paz e Fé que ficarão ao longo do Parque da Medianeira.
Confira mais detalhes da programação aqui.
Leia todas as notícias