Queda de telefonia deixa serviços de emergência indisponíveis neste domingo. Saiba quais as alternativas

Lenon de Paula

Queda de telefonia deixa serviços de emergência indisponíveis neste domingo. Saiba quais as alternativas
Foto: Pedro Piegas (Arquivo/Diário)

Uma queda no sinal de telefonia da operadora Oi em Santa Maria deixou contatos de emergência fora de serviço por mais de 6h neste domingo. A rede ficou indisponível desde às 11h40min deste domingo em toda a cidade, impossibilitando o contato com a Brigada Militar, Polícia Civil, Bombeiros e Samu.

Conforme o secretário da Secretaria Extraordinária de Inovação e Tecnologia da Informação da prefeitura, Tiago Martini Sanchotene, a falha teria sido ocasionada por um rompimento de fibra óptica em Santa Cruz do Sul e São Borja. A normalização dos serviços está prevista para ocorrer até às 19h30min de domingo. Na última segunda-feira à tarde, o mesmo problema ocorreu, por cerca de 5h.

– Semana passada ocorreu isso e foi um rompimento de fibra na RSC-287, nas obras da duplicação. Nesse domingo a rede de fibra óptica da operadora foi afetada em dois trechos distintos, uma em Santa Cruz do Sul e outra em São Borja, afetando as duas rotas pelas quais a operadora chega até Santa Maria.

O 190, da Brigada Militar, e o 193, do Corpo de Bombeiros Militar, voltaram a funcionar por volta das 18h45min de domingo. Abaixo, a lista de números alternativos para contato via WhatsApp, em casos de instabilidade ou indisponibilidade da rede:

Brigada Militar: (55) 9 9939 0190 (somente WhatsApp)Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp): (55) 9 9217 8122 (WhatsApp)Bombeiros: (55) 8454-5968 (WhatsApp)SAMU: (55) 3307 9737 (somente ligações, quando o 192 não estiver atendendo)Guarda Municipal: (55) 9 9167 4728 (WhatsApp)Gerência Municipal de Trânsito: (55) 9 9167 8452 (WhatsApp)

Segunda falha em menos de uma semana

Conforme o coordenador administrativo do Samu, em Santa Maria, Nilvo da Rosa, a central do Samu não foi avisada sobre as quedas, percebendo a falha devido à ausência de ligações. 

– Já avisei as polícias rodoviárias estadual e federal, os hospitais, a UPA, o PA, para se alguém precisar de ambulância. O telefone da base está funcionando porque é via internet de outra provedora. A médica que está lá está autorizada a abrir chamados internamente e liberar ambulância caso preciso – informou o Nilvo à reportagem, pouco antes das 14h40min, quando o sinal teria voltado pela primeira vez. mas teria permanecido instável.

Até às 18h deste domingo, o sinal seguiu indisponível para o plantão dos Bombeiros, a Sala de Operações do Ciosp, e o plantão da Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA). O comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar de Santa Maria, José Carlos Sallet de Almeida e Silva, informou que um protocolo foi gerado junto a operadora e que aguardava retorno sobre o reparo da rede.

Leia também:

Madrugada de segunda-feira recebe alerta, e vento norte pode chegar a 70km/hMorre o ex-jogador Toninho, ídolo e um dos principais nomes do Inter-SM na década de 1980

RSC-287 é rota de telecomunicações

Além de ser a principal rota de logística entre Santa Maria e Porto Alegre, a RSC-287 também é rota da rede de telecomunicações, e diversas provedoras chegam até Santa Maria pela rodovia. Assim, um incidente que afete a fibra óptica em determinado local, no decorrer dos mais de 230 km existentes entre o trevo do aeroporto de Santa Maria, e entroncamento com a RS-240, em Montenegro, pode implicar na queda do sinal em toda a cidade.

A Oi é a operadora que entrega o serviço das linhas telefônicas dos serviços de emergência em Santa Maria, portanto, as linhas não estão sob ingerência da prefeitura, com exceção do 153, da Guarda Municipal. O secretário informou que tem dificuldades de ter contato com a Oi:

– A gente tá em processo de reajustes para digitalizar a telefonia, na prefeitura e, em cerca de dois meses, devemos mudar de provedora, pois é um problema ter contato com a Oi. Já tentamos fazer uma portabilidade com a Oi, mas a operadora negou. 

Serviços de Utilidade Pública e de Emergência 

Conforme a Anatel, os Serviços de Utilidade Pública e de Emergência (SUP), são os serviços reconhecidos pelo poder público, que disponibilizam os serviços de interesse do cidadão mediante, dentre outras formas, a utilização de código de acesso telefônico de fácil memorização no formato de três dígitos.

Ainda segundo Tiago Sanchotene, a contratação das operadoras de telefonia de serviços de emergência como o Samu, Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros são do governo estadual.

Questionado sobre haver uma rede de backup (opção secundária para servir de alternativa em eventuais falhas da rede principal) para os serviços de emergência, Sanchotene informou que os serviços de emergência usam tecnologia analógica:

– Os serviços de emergência aqui de Santa Maria contam com tecnologia totalmente analógica. É tudo fio, da central da Oi até o Ciosp, até o Samu. O backup é uma tecnologia digital, que necessitaria da digitalização dessas redes e transportar a telefonia pela internet. É o que vamos fazer com serviços telefônicos da prefeitura – afirma Tiago Sanchotene.

Leias as últimas notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura Municial de Santa Maria – Edital – Concorrência Nº 01/2022

UFSM abre concurso público com duas vagas para professor do Magistério Superior Próximo

UFSM abre concurso público com duas vagas para professor do Magistério Superior

Geral