Gabriel Haesbaert
Ao todo, são 14 iniciativas selecionadas, que somadas vão receber investimento de cerca de R$ 105 mil com recursos da própria UFSM.
Vila Belga e Gare fazem parte do Distrito Criativo. Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)
– Durante a análise, focamos na capacidade que os projetos têm de contribuir com o desenvolvimento socioeconômico dessa região e, também, no quanto as propostas se enquadram no plano de ação do Distrito Criativo Centro-Gare. Entendemos que a participação da UFSM é fundamental na implementação do distrito. É uma grande oportunidade de revitalização e ressignificação do Centro Histórico, onde está, inclusive, a sede da Antiga Reitoria da UFSM – explica Flavi Ferreira Lisboa Filho, pró-reitor de extensão da UFSM.
Leia também
Dia do Patrimônio Histórico: conheça 5 locais tombados que talvez você ainda não saiba a históriaPróxima edição do Viva o Campus ocorre no próximo domingo na UFSMCassiano Cavalheiro: “Santa Maria em Dança” terá 2,3 mil bailarinos e 270 coreografias. Veja como comprar os ingressosModa e sustentabilidade: como foi o primeiro dia do Conecta Distrito
A parceria entre a prefeitura de Santa Maria e a universidade foi firmada a partir do lançamento do edital de seleção dos projetos, em julho deste ano, no evento “Diálogos: UFSM no Distrito Criativo”.
Agora, o próximo passo para a efetivação dos projetos é a seleção e indicação dos bolsistas pelos coordenadores, o que deve ocorrer até 26 de agosto.
Conheça os projetos selecionados
Proposta de Requalificação Urbana em Termos de Mobilidade e Acessibilidade Urbana para o Distrito Criativo Centro-Gare – Coordenador: Carlos FelixSubsídios Arquivísticos para as Comemorações dos 150 anos da Loja Maçônica Luz e Trabalho – Fase 1: Digitalização de Documentos – Coordenadora: Fernanda Kieling PedrazziLaudos Paleontológicos e Ações de Proteção e Valorização do Patrimônio Fossilífero – Coordenador: Flávio Augusto PrettoApropriação da Identidade Cultural do Distrito Histórico de Santa Maria por meio de um Board Game Híbrido – Coordenadora: Giliane BernardiEtnodesenvolvimento: Assessoria para Controle Social de Políticas Públicas de Coesão Territorial – Coordenador: Jose Luiz de Moura FilhoBrincar de Viver – Coordenadora: Lenisa BrandãoConsultoria, assessoria e serviços técnicos para a comunidade e organizações – Coordenador: Lucas DelonguiEmpresa Júnior de Comunicação Mercadológica: Nuvem Jr. – Coordenador: Luciano MattanaNúcleo de Implementação de Excelência Esportiva e Manutenção da Saúde (Nieems) – Coordenador: Luiz Fernando Cuozzo LemosPE.COM UFSM: Editora Experimental do Curso de Comunicação Social – Produção Editorial – Fase 2 – Coordenadora: Marilia de Araujo BarcellosDança e Patrimônio Cultural – Coordenador: Odailso BertéSanta Maria, Cidade Cultura no Coração do Rio Grande: Economia Criativa e as Dinâmicas de Desenvolvimento Local – Coordenadora: Sibele de Vasconcelos de OliveiraTuriSMapp: Aplicativo de Turismo de Santa Maria, RS – Coordenadora: Taís Drehmer SteinPrograma de Desenvolvimento do Turismo no Distrito Criativo Centro-Gare de Santa Maria/RS – Coordenador: Thiago Reis Xavier
O Distrito Criativo em Santa Maria
O primeiro distrito criativo da cidade foi oficializado em abril de 2022 e está localizado na região do Centro Histórico de Santa Maria. O perímetro comporta a interseção de 25 ruas e duas avenidas: a Avenida Rio Branco e a Avenida Itaimbé. Ao norte, o seu limite é materializado por meio dos trilhos.
A região do Centro Histórico foi escolhida para compor o território do Distrito Criativo devido à forte presença da economia criativa no local. Só na Vila Belga mais da metade das casas abrigam empreendimentos relacionados à economia criativa. Na Avenida Rio Branco também se destacam várias atividades, incluindo brechós, antiquários, briques, entre outros.
Com informações da prefeitura de Santa Maria
Leia mais notícias