Projeto Quilombolando promove oficinas gratuitas em comunidade de Santa Maria

Bernardo Abbad

Projeto Quilombolando promove oficinas gratuitas em comunidade de Santa Maria
No último sábado, Deborá Evangelista ministrou uma oficina de artesanato e bonecas de pano, a fim de estimular o empreendedorismo na comunidade. (Fotos: Fábio Camargo)

Desde o último sábado, o Projeto “Quilombolando pelo Mundo: Resgate, valorização e empoderamento” tem fomentado a cultura quilombola e o empreendedorismo como fonte de transformação social através de seis oficinas gratuitas desenvolvidas na Comunidade Arnesto Penna Carneiro, quilombo situado no Distrito de Palma.

A iniciativa, realizada entre os meses de outubro e novembro, visa possibilitar a inclusão da juventude quilombola nos processos produtivos da comunidade, promovendo o acesso à cultura, à renda e a outros direitos, para investir na melhoria e beneficiamento dos produtos locais. Conforme a produtora executiva do projeto, Deborá Evangelista, as oficinas têm um fio condutor focado no resgate da afroidentidade, na valorização do povo negro e no empoderamento de todos que pertencem à comunidade como sujeitos de uma história de luta, liberdade e inclusão social.

A programação reúne profissionais de destaque nas áreas em que atuam, que abordarão a estética, a culinária e a arte como forma de exaltar a autoestima, os valores e os resgates históricos dos quilombolas. Segundo Deborá, a ação é significativa não só para quem atua nela como para a comunidade quilombola, que terá um momento diferenciado para se sentir valorizada como célula mantenedora da cultura do povo negro:

– Conhecer o quilombo, o modo de ser, viver e estar é uma oportunidade incrível de nos conectar com o sagrado ancestral do povo negro. Estar ali, conversar, privilegiar a oralidade, a circularidade, a memória e o fazer cotidiano do quilombo é um privilégio que estamos tendo ao compartilhar com eles um pouco das nossas vivências – comenta a produtora executiva do Quilombolando, que também atuará como ministrante de duas oficinas: “Artesanato e Bonecas” e “Resgate, Valorização Cultural e Empoderamento”.

As atividades do projeto, que é executado através do Edital Fomento Espaços da Cultura, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, podem ser acompanhadas no perfil do Instagram: @quilombolando.

Confira a programação completa:

Oficina de Costura 

Mais um estímulo ao empreendedorismo, esta atividade propõe a criação de roupas focadas na indumentária africana e afro-brasileira enquanto um resgate à essência e à cultura negra. Neste encontro, a oficineira ensinará a confecção de turbante. 

Quando: 15 de outubro, às 14hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Claudete Santos Rosa

Oficina Empreender com a Comida Quilombola 

Esta atividade trará aula de culinária com o foco em pratos típicos da gastronomia quilombola, promovendo o resgate da cultura negra através da comida e o estímulo ao empreendedorismo na área.

Quando: 22 de outubro, às 9hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Lidiane Chaves Nascimento

Oficina de Tranças Afro 

A ministrante desta oficina é especialista em cabelo afro e abordará os diferentes estilos e penteados com trança, promovendo o resgate da autoestima às crianças e adolescentes.

Quando: 29 de outubro e 05 de novembro, às 14hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Paola Rosa Estreito

Oficina de Grafite

Com a experiência do ministrante da oficina em desenhos que cultuam elementos africanos, o objetivo da atividade é estimular a arte por meio de desenho e grafite.

Quando: 12 de novembro, às 14hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineiro: Braziliano

Oficina de Resgate, Valorização Cultural e Empoderamento

Nesta oficina, propõe-se o estímulo do reconhecimento do negro pela sua essência e a busca por ocupar seu espaço. Ela envolve sessões de bate-papo, em que se exercita a escuta e a fala, o resgate da ancestralidade e também o incentivo ao empreendedorismo na Cultura Negra.

Quando: durante as demais oficinasOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Deborá Evangelista

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Idoso é preso por tráfico de drogas em bar ilegal no centro de Agudo Anterior

Idoso é preso por tráfico de drogas em bar ilegal no centro de Agudo

Santa Maria sem Fome: Da dança ao judô na Casa de Apoio Dona Odete Próximo

Santa Maria sem Fome: Da dança ao judô na Casa de Apoio Dona Odete

Geral