Desde o último sábado, o Projeto “Quilombolando pelo Mundo: Resgate, valorização e empoderamento” tem fomentado a cultura quilombola e o empreendedorismo como fonte de transformação social através de seis oficinas gratuitas desenvolvidas na Comunidade Arnesto Penna Carneiro, quilombo situado no Distrito de Palma.
A iniciativa, realizada entre os meses de outubro e novembro, visa possibilitar a inclusão da juventude quilombola nos processos produtivos da comunidade, promovendo o acesso à cultura, à renda e a outros direitos, para investir na melhoria e beneficiamento dos produtos locais. Conforme a produtora executiva do projeto, Deborá Evangelista, as oficinas têm um fio condutor focado no resgate da afroidentidade, na valorização do povo negro e no empoderamento de todos que pertencem à comunidade como sujeitos de uma história de luta, liberdade e inclusão social.
A programação reúne profissionais de destaque nas áreas em que atuam, que abordarão a estética, a culinária e a arte como forma de exaltar a autoestima, os valores e os resgates históricos dos quilombolas. Segundo Deborá, a ação é significativa não só para quem atua nela como para a comunidade quilombola, que terá um momento diferenciado para se sentir valorizada como célula mantenedora da cultura do povo negro:
– Conhecer o quilombo, o modo de ser, viver e estar é uma oportunidade incrível de nos conectar com o sagrado ancestral do povo negro. Estar ali, conversar, privilegiar a oralidade, a circularidade, a memória e o fazer cotidiano do quilombo é um privilégio que estamos tendo ao compartilhar com eles um pouco das nossas vivências – comenta a produtora executiva do Quilombolando, que também atuará como ministrante de duas oficinas: “Artesanato e Bonecas” e “Resgate, Valorização Cultural e Empoderamento”.
As atividades do projeto, que é executado através do Edital Fomento Espaços da Cultura, realizado com recursos da Lei Aldir Blanc, podem ser acompanhadas no perfil do Instagram: @quilombolando.
Confira a programação completa:
Oficina de Costura
Mais um estímulo ao empreendedorismo, esta atividade propõe a criação de roupas focadas na indumentária africana e afro-brasileira enquanto um resgate à essência e à cultura negra. Neste encontro, a oficineira ensinará a confecção de turbante.
Quando: 15 de outubro, às 14hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Claudete Santos Rosa
Oficina Empreender com a Comida Quilombola
Esta atividade trará aula de culinária com o foco em pratos típicos da gastronomia quilombola, promovendo o resgate da cultura negra através da comida e o estímulo ao empreendedorismo na área.
Quando: 22 de outubro, às 9hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Lidiane Chaves Nascimento
Oficina de Tranças Afro
A ministrante desta oficina é especialista em cabelo afro e abordará os diferentes estilos e penteados com trança, promovendo o resgate da autoestima às crianças e adolescentes.
Quando: 29 de outubro e 05 de novembro, às 14hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Paola Rosa Estreito
Oficina de Grafite
Com a experiência do ministrante da oficina em desenhos que cultuam elementos africanos, o objetivo da atividade é estimular a arte por meio de desenho e grafite.
Quando: 12 de novembro, às 14hOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineiro: Braziliano
Oficina de Resgate, Valorização Cultural e Empoderamento
Nesta oficina, propõe-se o estímulo do reconhecimento do negro pela sua essência e a busca por ocupar seu espaço. Ela envolve sessões de bate-papo, em que se exercita a escuta e a fala, o resgate da ancestralidade e também o incentivo ao empreendedorismo na Cultura Negra.
Quando: durante as demais oficinasOnde: Comunidade Arnesto Penna Carneiro, no Distrito de PalmaOficineira: Deborá Evangelista
Leia todas as notícias