A Catedral Metropolitana de Santa Maria na Avenida Rio Branco é o ponto de partida da procissão dos fiéis que acompanham a imagem da Nossa Senhora Medianeira, no trajeto de cerca de mais de dois quilômetros até o Santuário Basílica Nossa Senhora Medianeira.
Neste domingo (6), o sol acompanhou as mais de 250 mil pessoas, de acordo com a Brigada Militar, neste percurso da 79ª Romaria Estadual da Medianeira. Após a chegada na Basílica, a imagem foi posta no Altar Monumento no Parque Medianeira para dar início a Missa Campal, presidida pelo arcebispo de Goiânia Dom João Justino de Medeiros.
Trajeto
Em torno das 6h da manhã, os voluntários do grupo Jovens em Romaria levaram, do Santuário até a Catedral Metropolitana, a imagem da Nossa Senhora Medianeira e uma réplica da Cruz utilizada na Jornada Mundial da Juventude, que ocorreu no Brasil em 2013. O grupo se reuniu com as milhares de pessoas que estavam na Santa Missa do Dia, com Dom Hélio Adelar Rubert. Às 8h30min, começou a procissão até a chegada no Altar Monumento. O trajeto foi realizado até em torno das 10h.
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Mesmo quem não foi assistir a missa na Catedral, ficou na Avenida esperando o início da procissão. Este foi o caso da dona de casa, Annie Felipetto, 67, que aguardava para realizar descalça a procissão. Ela comentou que, por 12 anos, fazia o trajeto de Camobi até a Catedral caminhando. Este ano foi diferente.
– Sempre participo da Romaria, mas neste ano, só vou fazer o trajeto até o Santuário descalça. Desde pequena, eu agradeço e tenho muita fé. Veio pagar minhas promessas para Nossa Senhora, que é a mãe de todos nós – relata Annie.
O estudante Bento de Almeida, 10 anos, é coroinha e vem todo ano a Romaria para realizar o percurso. O pequeno não se lembra quando começou a frequentar a igreja, mas afirma se interessar muito nas práticas religiosas:
– Quando comecei a ir nas aulas de coroinha, eu já senti que quero ser padre quando crescer.
Foto: Eduardo Ramos (Diário). A médica Vanisa Vidal de Almeida (a partir da esq.); o estudante Ernesto de Almeida, 6 anos, a aposentada e advogada Mirta de Almeida, 69 e o estudante Bento de Almeida, 10
Ao som do Hino À Medianeira, a imagem foi colocada em um carro do Corpo de Bombeiros Militar para seguir os fiéis. Pessoas descalças, de cadeira de rodas e crianças no carrinho faziam o trajeto agradecendo, venerando e pagando promessas. Para a empresária Vanisa Silveira de Almeida, 55, que frequenta todos os anos a Romaria, esta edição foi diferente.
– Uma amiga da minha família teve câncer e fizemos uma promessa para ela ser curada, por isso estamos aqui hoje com esta vela. Ela está bem e viemos agradecer e pagar o que pedimos – conta Vanisa.
A tradição de participar da Romaria é passada de geração em geração. A estudante Vitória da Cunha, 8 anos, já participou da procissão em outros anos, junto com o pai, o comerciante Luis Gustavo da Cunha, 47. Ele relata que a Vitória tinha curiosidade em saber o porquê as pessoas andavam de pés descalços:
– Viemos agradecer. Nós explicamos para ela porque fazer a caminhada descalça e se ela quisesse poderia tentar para experimentar. Além de realizar pedidos, para pagar as promessas quando chegasse no Santuário.
Foto: Eduardo Ramos (Diário). A estudante Vitória da Cunha, 8 anos e o pai Luis Gustavo da Cunha, 47
Missa
As aposentadas Tânia Marisa da Campo, 58 anos e Ivone Teresinha Santin, 68, vieram de Uruguaiana com um ônibus de excursão para participar pela primeira vez da Romaria. As duas sempre tiveram vontade, mas apenas conseguiriam comparecer ao evento este ano. Entre as lembrancinhas que serão levadas por Tânia e Ivone, estão terçinhos e fitas. Além disso, excursões vindas do Paraguai, da Bahia, de Santa Catarina, e de outros estados do Brasil também marcaram presença na 79ª Romaria.
A Missa Campal começou quando a imagem chegou ao Altar Monumento no Parque Medianeira e a maioria dos fiéis já estavam no local. Ela foi presidida pelo arcebispo de Goiânia, Dom João Justino de Medeiros e apresentada pelo Irmão Alan Zuccheratto, participante da TV Aparecida que veio do município de Aparecida, de São Paulo. Dom João ressalta que foi convidado pelo arcebispo Dom Leomar Brustolin para presidir a Missa:
– É a minha primeira vez em Santa Maria. Veio de Goiânia onde sou arcebispo e sinto-me como romeiro também. Foi uma experiência belíssima poder estar participando desde sábado da programação. Além disso, fiz toda procissão também, fico muito honrado com o convite, volto para meu estado profundamente enriquecido.
O arcebispo Dom Leomar saudou todos que estão estavam sob o manto da Medianeira e relembrou da tradição de convidar um bispo para presidir a celebração eucarística. É comum também outra homenagem:
– Há mais de 40 anos o bispo convidado traz um sinal que marca esta data histórica. Trata-se de uma imagem da padroeira da sua diocese que é depositada no memorial da Basílica.
O grupo de Jovens em Romaria auxiliou durante a Missa. Outra novidade, é que ao final, os arcebispos desceram a imagem do Altar, pela primeira vez, em uma das tendas do Parque para ficar mais próximo do público. Os romeiros fizeram uma fila para venerar e agradecer a Nossa Senhora Medianeira.
Foto: Eduardo Ramos (Diário)
Programação
16h – Missa na Basílica
16h – Retorno da Imagem da Medianeira do Parque para a Cripta
16h30min – Terço Vocacional na Cripta
18h – Santa Missa com os educadores, presidida por dom Leomar Antônio Brustolin e transmitida pela TV Aparecida e TV Pai Eterno
Leia todas as notícias