Em nota oficial, a prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana, explicou os motivos pelos quais a pintura feita no asfalto em frente ao prédio da SUCV foi coberta. Na manhã desta quinta-feira, membros do Luto à Luta pintaram silhuetas de corpos, que depois foram cobertas por tinta preta por funcionários da prefeitura.Segundo Passini, nesta sexta-feira, o desenho será coberto novamente.
_ É (a pintura dos corpos) uma ilegalidade. Toda manifestação é válida, desde que não modifique o trânsito. Em frente a Kiss não foi e não será removido porque não prejudica a sinalização. Mas nós iremos remover toda vez que não estiver de acordo _ ressalta o secretário.
Confira na íntegra a nota oficial emitida pelo Executivo:
"Nesta quarta-feira (27) um grupo de pessoas realizou uma manifestação em frente ao Prédio da SUCV (Gabinete do Prefeito). Após o ato, a Secretaria de Mobilidade Urbana realizou a recuperação do dano causado à via pública por inscrição indevida e ilegal.
O secretário de Mobilidade Urbana, Miguel Passini, asseverou que toda a sinalização de trânsito é regulamentada pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e um dos requisitos básicos é a clareza e a fácil identificação. Isso quer dizer, 'sem a concorrência de poluição visual que possa confundir os condutores de veículos ou os pedestres, submetendo-os a riscos na via pública'."
Passini argumenta que sua equipe está "organizando, com muito custo e esforço, a sinalização gráfica horizontal nas ruas" e pondera que "essa é a nossa função, somos cobrados pela população para dotarmos as ruas com uma sinalização adequada, que ofereça uma melhor orientação e informação segura ao usuário".
O secretário advertiu que sendo "uma ilegalidade, uma ação desse tipo sofrerá responsabilização".