Prazo para conclusão das obras de pavimentação em ruas do Bairro São José é prorrogado

Leandra Cruber

Prazo para conclusão das obras de pavimentação em ruas do Bairro São José é prorrogado

NathSchneider

Fotos: Nathália Schneider

Iniciadas em abril deste ano, as obras de pavimentação e drenagem pluvial das ruas João Franciscatto e Pedro Figueira, no Bairro São José, estão em fase de finalização. No entanto, o prazo para a conclusão dos trabalhos foi prorrogado por cerca de dois meses. 

Na Rua João Franciscatto, no trecho de 742 metros entre a Rua Luiza Fernandes e a RSC-287, já foi concluída a drenagem pluvial, a instalação de tubos que auxiliam o escoamento da água da chuva, assim como a pavimentação asfáltica da via. Agora, a rua recebe adequações nas caixas coletoras de águas pluviais, além da colocação dos blocos de concreto para demarcar os meios-fios. O aditivo de 60 dias foi feito para que sejam concluídos os passeios públicos nos dois lados da via e a sinalização. Ainda, tramita novo aditivo no projeto para a execução de faixas elevadas de pedestres e uma rótula.

Para o pedreiro Darcy Baldoni a pavimentação da via, que já está liberada para passagem de veículos e pedestres, vai valorizar o bairro. 

– Me criei aqui e há anos esperamos alguma melhora que agora está acontecendo. Essa obra é bem importante porque vai ajudar a valorizar os imóveis do bairro. E o trânsito já está muito melhor. Antes a rua era muito esburacada e isso facilitava com que pneus furassem, por exemplo – ressalta Darcy. 

Leia também:

Região Central recebe alertas de tempestade com ventos de até 100 km/h e declínio de temperatura para este final de semanaIncêndio de grandes proporções volta atingir vegetação em Santa MariaGasolina atinge menor preço em 20 meses em Santa Maria

Já na Pedro Figueira, entre as ruas Rosalino Boligon e João Franciscatto, cerca de 70% do serviço já foi concluído. O prazo previsto para a conclusão da obra era até julho, no entanto, mais 75 dias foram adicionados para a finalização do serviço. Segundo a prefeitura, a obra de pavimentação e drenagem vai melhorar o escoamento de água da chuva. O local tem pontos de constantes alagamentos que preocupam e incomodam os moradores como a diarista Tatiane dos Santos Róger, de 44 anos, que mora no bairro desde que nasceu:

– A obra está meio demoradinha, mas isso faz parte. Essa rua sempre foi esquecida, então a vizinhança está bem contente que finalmente teremos asfaltos e drenagem. Enfrentamos um problema bem frequente com os alagamentos em dias de chuva. Meu pátio ficava todo alagado e a expectativa é que agora isso não aconteça mais – comenta. 

De acordo com o prefeito Jorge Pozzobom, a prorrogação dos prazos foi necessária em razão de complementações nas obras, como as galerias que não faziam parte do projeto inicial e foram incluídas para melhorar a drenagem pluvial de São José. Os dias chuvosos também influenciaram para o novo prazo. 

– No decorrer das obras surgiram alguns imprevistos relacionadas a macrodrenagem e como o objetivo é realizar a pavimentação e drenagem de forma completa, o prazo foi prorrogado para complementar o trabalho com implantação de galerias de concreto, por exemplo – ressalta Pozzobom. 

Ao todo, as obras têm investimento de R$ 4,4 milhões do programa Pavimenta RS.

Leia todas as notícias

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Inflação oficial cai 0,36% em agosto, segundo IBGE Anterior

Inflação oficial cai 0,36% em agosto, segundo IBGE

<strong>Gasolina atinge menor preço em 20 meses em Santa Maria</strong> Próximo

Gasolina atinge menor preço em 20 meses em Santa Maria

Geral