Instalar lixeiras de coleta seletiva: Na coleta seletiva, o lixo é separado de acordo com o material do qual é feito: plásticos, vidros, metais, papéis ou materiais orgânicos. A escola pode espalhar as lixeiras em locais de fácil acesso e instruir os alunos sobre quais materiais jogar em cada uma e de que forma esse lixo pode ser reciclado. Essa é uma excelente maneira de fazer do descarte consciente de lixo um hábito. Caso a instituição não tenha recursos para comprar as lixeiras especiais de coleta seletiva, ela pode incentivar os próprios alunos a prepararem recipientes para coleta com os materiais existentes no meio escolar, como caixas e sacolas.
Criar hortas comunitárias: Por meio de ações de cultivo, plantação e manutenção da horta, a escola desenvolve nos alunos o sentimento de cuidado e proteção com a natureza. Desde escolher as sementes e mudas, aprender a lidar com a terra, regar e cuidar de cada espécie e entender a hora certa de colher, o processo pode envolver toda a comunidadeescolar, proporcionando uma aprendizagem divertida, produtiva e viva. O melhor é que depois os alimentos podem ser consumidos nas merendas e lanches da escola.
Implementar uma horta na escola incentiva o cultivo de legumes e verduras orgânicas que podem serusados na merenda. Crédito Foto: Divulgação
Reutilizar e trocar livros: Que tal organizar uma biblioteca com livros usados? Além de ser uma ótima forma de incentivar o hábito da leitura, a dinâmica ajuda os alunos a entenderem a importância de cuidar do material para que ele possa ser aproveitado por outras pessoas. Esse caminho também pode ser seguido com os livros didáticos. A reutilização ajuda a economizar na compra do material escolar e ainda contribui para a conservação do meio ambiente, reduzindo o consumo de papel. Uma alternativa é comprar em sebos, lojas que vendem livros usados.
Incentivar a reciclagem e o reaproveitamento de materiais: Folhas de papel, garrafas pet, caixas de leite, latinhas são itens que a escola pode incentivar os alunos a darem um novo sentido a estes materiais que seriam descartados na natureza. Além de reduzir o descarte de lixo, essa é uma excelente oportunidade para estimular a criatividade. Enquanto montam brinquedos, presentes e enfeites, os alunos aprendem, na prática, que o lixo pode ser reaproveitado.
Evitar o desperdício de água: Reaproveite a água da chuva. Com sistemas de captação de água de chuva, a escola pode realizar a limpeza de áreas externas e até mesmo irrigar jardins, plantas e hortas. A conscientização acerca do desperdício de água também é importante. A instituição pode espalhar mensagens de economia de água nos banheiros, orientando os alunos a fecharem a torneira enquanto escovam os dentes, por exemplo. As placas de aviso podem ser, inclusive, confeccionadas pelos próprios alunos.Criar grupos de debates sobre sustentabilidade: Para despertar a autonomia dos alunos, os professores podem propor debates em grupo sobre assuntos relacionados à consciência ambiental. Usando textos, vídeos, filmes e livros, esse é um momento para os alunos pesquisarem mais referências sobre a sustentabilidade e exercitarem a argumentação.
A CAMPANHAEste ano, a campanha Práticas Sustentáveis traz o slogan “Atitudes para transformar o futuro da nossa cidade”, mostrando que a ideia é não somente apenas informar e conscientizar, mas também para que as pessoas possam realmente se envolver. Dessa forma, o projeto está trazendo algumas ações práticas, como algumas que foram realizadas (mutirão de limpeza, plantio de árvores e ações educativas). Criada em 2021, a iniciativa tem o objetivo de conscientizar sobre a importância de fazer hoje para garantir o amanhã.