Marcelo Oliveira
O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) disse, na tarde desta quarta-feira (7), que irá transformar em lei o projeto que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas à noite, da meia-noite às 7h, nos locais públicos de Santa Maria. De autoria do vereador Getúlio de Vargas (Republicanos), a proposta foi aprovada pela Câmara, na noite de terça-feira (6).
Assim que o projeto chegar à prefeitura, segundo Pozzobom, será analisado e depois sancionado. A partir da transformação em lei, a medida entra em vigor em 180 dias.
– Vamos olhar a lei detalhadamente. Entendo que a intenção é combater a perturbação do sossego público, assim como a violência, e não criminalizar a bebida como estão falando – disse o prefeito, relembrando que era deputado estadual e votou contra o consumo nos estádios de futebol.
Ele afirmou que a fiscalização será feita “em locais pontuais”, mas que antes é preciso fazer um trabalho de conscientização.
– Todos os locais onde a partir da meia-noite continua o consumo de bebida alcoólica, a probabilidade de gerar violência é muito grande. Esse é o debate que tem que ser feito com a equipe de fiscalização. Ainda vamos ter que trabalhar bastante, a equipe de fiscalização concorda com a lei, temos que ajudar, primeiro, dar uma resposta de conscientização – afirmou Pozzobom.
Leia mais
Proibição de consumo de álcool em locais públicos é aprovada pelo legislativo de Santa Maria
“A gente sabe do sofrimentos de moradores com essas aglomerações”, diz autor de PL que proíbe consumo de álcool em locais públicos