Portaria federal define que grandes eventos devem garantir água de forma gratuita ao público

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, na terça-feira (27), uma portaria que estabelece regras de acesso à água própria para consumo às empresas responsáveis pela produção de shows, festivais e quaisquer eventos de grandes proporções, especialmente expostos ao calor, em períodos de alta temperatura. 


+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

De acordo com o texto do documento publicado no Diário Oficial da União (DOU), o objetivo é proteger a saúde dos consumidores, nestes locais.


Entre as medidas determinadas estão a distribuição gratuita de água em pontos dispostos em regiões estratégicas do evento para facilitar o acesso pelos consumidores.


Água e saúde

Em relação ao acesso à água, a portaria determina ainda que as produtoras de grandes eventos devem:


  • Garantir o acesso gratuito ao interior do evento de garrafas de uso pessoal com água potável para consumo;
  • Disponibilizar bebedouros; ou
  • Distribuir embalagens com água adequada para consumo, com a instalação de ilhas de hidratação de fácil acesso aos presentes.


Em todos os casos, não pode haver cobrança de valores adicionais do consumidor. E o espaço físico do evento deve ter estrutura necessária para assegurar o rápido resgate de participantes, em caso de problemas de saúde e de outras situações de perigo.


Comércio

A portaria prevê também que o público deve ter à disposição pontos de venda de comidas e bebidas no local do evento, como um show ou festival. No entanto, o comércio de água não exclui as possibilidades anteriores de acesso gratuito à água própria para consumo.


E para impedir o aumento abusivo de preços e consequentes prejuízos aos consumidores, os órgãos municipais e estaduais de defesa de direitos do consumidor devem acompanhar os preços da água mineral comercializada.


Validade

A portaria, assinada pelo secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Wadih Damous, tem validade de 120 dias, ou seja, vale até 25 de dezembro, início do verão no Brasil.


O Ministério da Justiça notifica que, no fim deste período, haverá uma nova avaliação das condições climáticas que poderá prorrogar a portaria ou revisar as medidas dela.


Leia mais:



Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Jogo de Cintura Especial: edição realizada na rede do Secovi RS celebra o Dia da Corretora de Imóveis Anterior

Jogo de Cintura Especial: edição realizada na rede do Secovi RS celebra o Dia da Corretora de Imóveis

UFSM recebe nova edição do Festival Paralímpico em setembro Próximo

UFSM recebe nova edição do Festival Paralímpico em setembro

Geral