Região Central

Polícia Civil apreende cerca de 8 quilos de maconha em Santiago

Dois homens, um de 30 anos e outro de 22, foram presos por tráfico de drogas no início da noite desta terça-feira, em Santiago. Eles foram presos em flagrante por volta das 19h em uma residência na Rua Riograndino Becker, no bairro Itu.

A ação resultou na apreensão de cerca de 8 quilos de maconha, R$ 5 mil, celulares e uma motocicleta. De acordo com a delegada Débora Durlo Poltosi, titular da Delegacia de Polícia (DP) de Santiago, a droga foi encontrada com o proprietário da residência. Ele tentou fugir com os tijolos de maconha em uma sacola, mas foi perseguido e preso.

O segundo preso foi autuado ao chegar à casa com a quantia em dinheiro. Segundo a PC, o valor apreendido seria utilizado para a compra da droga. Os dois foram encaminhados para o Presídio Estadual de Santiago. O local da apreensão já estava sendo investigado pela polícia.

Ainda conforme a delegada, o dinheiro apreendido com um deles pode ser fruto de uma espécie de consórcio entre traficantes e usuários de drogas. De acordo com Débora, esse tipo de prática é bem comum. Ela funcionaria da seguinte forma: um grupo de pessoas se reúne, e cada um entra com uma parte do valor para fazer a compra da droga. Após, a pessoa responsável pela compra divide os lucros da venda com os integrantes do consórcio. Em alguns casos, a droga também é repartida entre os compradores.

— Essa prática é muito comum, principalmente quando a droga vem de cidades maiores. Os usuários ou traficantes fazem essa associação para conseguir adquirir quantias maiores. Depois, eles dividem os lucros, ou até mesmo a droga, que é vendida — explica a delegada.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Adolescente está desaparecido há cinco dias em Santa Maria

Próximo

Operação da BM prende 50 pessoas em 10 dias na Região Central

Geral