O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) lançou a campanha “Venha reconstruir o Estado com a força do seu voto”. Em parceria com a Associação Gaúcha das Emissoras de Rádio e Televisão (Agert), a iniciativa tem por objetivo conclamar a população a participar da eleição, por meio do voto, diminuindo a abstenção e fortalecendo a democracia.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A preocupação com a possibilidade do baixo comparecimento dos eleitores às urnas, conforme o TRE gaúcho, é consequência das enchentes que devastaram do Rio Grande do Sul, entre o final de abril e começo de maio deste ano.
Presidente do tribunal, o desembargador Voltaire de Lima Moraes recordou do cenário desolador causado pela maior tragédia climática que ocorreu no Estado, mas que não impediu que a Justiça Eleitoral gaúcha, com o apoio de vários segmentos sociais, conseguisse superar todos os obstáculos impostos. Isso porque a própria sede do TRE foi atingida pelas águas e também urnas eletrônicas foram danificadas em um dos depósitos.
Para garantir a realização do pleito municipal e sem adiamento, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) enviou 6,5 mil urnas ao TRE gaúcho. Além disso, destacou o desembargador, com o trabalho realizado, em conjunto com juízes e servidores, foi possível reconstruir zonas eleitorais atingidas pelas enchentes, principalmente no Vale do Taquari e Região Metropolitana.
Apesar de todas as adversidades enfrentadas este ano pelo povo gaúcho, os eleitores não devem abrir mão do direito de exercer sua cidadania, de escolher o prefeito e os vereadores de sua cidade, até para poder cobrar ações de reconstrução dos municípios e outras necessidades da população.
Leia mais
Eleições 2024: regras para operações da PRF no pleito
Eleições: mais de 100 municípios podem ter 2º turno no país; Santa Maria é um deles