Defasagem

PMs atendem ocorrências a pé por falta de viaturas em Caçapava do Sul

João Pedro Lamas

"

Um levantamento feito pela Rádio Gaúcha, e complementado pelo "Diário", em 39 cidades da Região Central aponta que as Brigadas Militares (BM) de 13 cidades têm viaturas fora de operação por problemas mecânicos, elétricos ou de documentação. Quatorze trabalham com efetivo incompleto e outros três estão operando com equipes completas –nove cidades não informaram a situação em relação às viaturas, 13 não relataram sobre os efetivos e oito não atenderam à reportagem.

O caso crítico se encontra em Caçapava do Sul, onde, além de ter problemas com o efetivo, há cerca de duas semanas os policiais atendem às ocorrências a pé. A previsão é que hoje uma viatura saia da oficina e entre em operação em Caçapava do Sul.

Santa Maria

Em Santa Maria, de acordo com o Comando Regional da Brigada Militar, mais três viaturas voltaram a operar nas ruas da cidade. Durante a paralisação dos servidores, quatro estavam em condições de rodar e 15 estavam paradas por problemas mecânicos, elétricos ou de documentação. Com isso, sete viaturas ostensivas estão trabalhando normalmente. Outras três devem entrar em operação nos próximos dias. Não foram repassadas informações quanto ao quadro do efetivo.

Além da questão das viaturas, 14 cidades atuam com efetivo incompleto contra três que estão com suas equipes completas. A Brigada Militar atua na Região Central com déficit médio de 30%, ou seja, dos 1,7 mil policiais que deveriam atuar nos municípios, cerca de 1.190 trabalham na segurança – faltam 510. A falta se dá em função dos cortes feitos pelo Governo do Estado. A variação do percentual entre os municípios varia de 10% a 50%.

Dona Francisca, Ivorá e Mata enfrentam problemas tanto com viaturas quanto com seus efetivos. Por esse motivo, prestam apoio para elas as cidades de Agudo (que conta com déficit no efetivo, mas trabalha com todas as viaturas) e Faxinal do Soturno (que não informou a situação) no chamado Patrulhamento Intermunicipal (Patrim).

Na madrugada e na manhã de quinta, Faxinal do Soturno atuava junto com Ivorá, Nova Palma e São João do Polêsine com barreiras para coibir crimes, principalmente no monitoramento de agências bancárias, já que houve ataques na região. São João do Polêsine, junto com Nova Esperança do Sul e Mata, recebem apoio também de Faxinal do Soturno, Jaguari e São Vicente do Sul.

A SITUAÇÃO NA REGIÃO

Agudo: Conta com uma viatura
Cacequi: Conta com uma viatura (emprestada)
Caçapava do Sul: Uma viatura entraria em funcionamento hoje. Até ontem, não havia viaturas nas ruas
Formigueiro: Conta com duas viaturas
Itaara: Conta com uma viatura
Itacurubi: Conta com uma viatura
Jaguari: Conta com quatro viaturas
Jari: Conta com uma viatura
Lavras do Sul: Conta com quatro viaturas
Restinga Seca: Viaturas estão nas ruas, mas o número não foi informado
Rosário do Sul: Conta com quatro viaturas
Santa Maria: Conta com sete viaturas
Santiago: Conta com três viaturas
São Martinho da Serra: Conta com uma viatura
São Sepé: Contam com quatro viaturas
São Pedro do Sul: Contam com quatro viaturas (também faz policiamento nas cidades de Toropi e Dilermando de Aguiar)
São Vicente do Sul: Conta com três viaturas (também faz policiamento em Mata)
Silveira Martins: Conta com duas viaturas
Unistalda: Conta com uma viatura

- Não atenderam: Vila Nova do Sul, Cruz Alta, Quevedos, Nova Esperança do Sul, Pinhal Grande, São Francisco de Assis, São Gabriel e Júlio de Castilhos

- Não informaram: Tupanciretã, Santa Margarida do Sul, Dona Francisca, Paraíso do Sul, Santa Margarida do Sul e Faxinal do Soturno, que também faz policiamento em Ivorá, Nova Palma e São João do Polêsine

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Prefeitura quer ser dona das calçadas e cobrar por isso em Santa Maria

Próximo

Divulgados os 25 novos pontos de táxis em Santa Maria

Geral