Elisangela Nicoloso BrandliConsultora de empresas e professora universitária
Quais competências você considera importante para a sua empresa? Acredito que muitos pensaram em habilidades técnicas. Eu concordo com você, mas não são somente elas. Adquirir habilidades específicas é importante, mas não é mais o suficiente. As habilidades comportamentais vêm se ganhando cada vez mais evidência, e por isso vamos falar sobre as Soft Skills.
Soft Skills são as habilidades pessoais que dizem respeito ao comportamento social e a forma como nos expressamos emocionalmente. E tem a ver com as qualidades e características da personalidade que fazem um bom profissional, como empatia, comunicação, organização, resiliência, trabalho em equipe e flexibilidade, ou seja, tem a ver com a forma como nos comunicamos e nos relacionamos com os outros e que não dependem somente de cursos que fazemos ou diplomas que conquistamos, são aspectos mais subjetivos.
Há um tempo atrás, o bom profissional era aquele que tinha boas habilidades técnicas somente, formado em grandes universidades, que sabia falar outras línguas, e uma extensa lista de cursos feitos. Ou seja, se avaliava e valorizava muito mais as Hard Skills do profissional. Mas hoje é um pouco diferente, hoje as empresas do mundo inteiro estão considerando não somente as habilidades técnicas (Hard Skills) mas também as habilidades comportamentais (Soft Skills). Costuma-se dizer que as Hard Skills são as habilidades responsáveis por fazer com que a pessoa seja entrevistada para uma vaga de emprego, já as Soft Skills serão responsáveis por mantê-la no trabalho. Um estudo realizado pelo LinkedIn em 2019 mostrou que Soft Skills tem se tornado tão importante quanto Hard Skills no momento da contratação. E um estudo realizado pela Deloitte Access Economics prevê que um terço das empresas vão ter Soft Skills como prioridade até 2030. As Soft Skills são as habilidades do futuro dos profissionais. Essa demanda pode ter advindo da maior valorização do capital humano e também pelo fato dos gestores perceberem que o comportamento dos profissionais tem uma grande relevância e impacto positivo dentro das organizações.
As Soft Skills são importantes para o mercado, para a empresa e para os colaboradores, que precisam atualizar constantemente seus aprendizados, ter flexibilidade e se adequar aos novos processos do dia a dia. A forma como as pessoas se relacionam e interagem entre si, contribuem de forma positiva para um ambiente de trabalho saudável, leve, produtivo e de qualidade. Trabalhar com o desenvolvimento de seu pessoal e de suas Soft Skills pode contribuir no alcance de diferencial competitivo e bons resultados.
Leia todas os Colunistas