PLURAL: o poder de um elogio

Redação do Diário

A coluna Plural deste final de semana traz os textos de Maria Giselma Melo e Diógenes Chaves sobre o tema Bem estar e saúde mental. Os textos da Plural são publicados diariamente na edição impressa do Diário de Santa Maria. A Plural conta com 24 colunistas.

Maria Giselma MeloPsicóloga Clínica

Tem um vídeo no Youtube com esse título que vale a pena assistir. Neste vídeo, o rapaz de um estacionamento elogia todas as pessoas que passam por lá, que falam para outras, que o procuram para receber elogios, e esse acontecimento vai se propagando até chegar em uma proporção mundial.Claro que se trata de uma história fictícia, porém, na vida, assim como no vídeo, percebe-se que uma atitude nossa pode contagiar as pessoas que cruzam o nosso caminho, e podemos escolher de que forma queremos contagiá-las. Atualmente, percebemos uma tendência, principalmente em se tratando das relações em redes sociais, nas quais vemos muito mais críticas e julgamentos do que elogios. Na nossa rotina diária, estamos correndo de um lado para o outro, sempre buscando resolver problemas, e, frequentemente, esquecemos de elogiar o trabalho bem-feito ou a ajuda que recebemos de alguém.Passa despercebido o quanto é gratificante reconhecer e exaltar as pessoas e as coisas boas que existem ao nosso redor. O ato de elogiar sinceramente faz bem para quem recebe, mas também para quem o pratica. Um elogio pode encher o nosso coração de alegria e contribuir para tornar o nosso dia ou o dia de alguém mais feliz. Vale ressaltar que o elogio do qual me refiro precisa ser verdadeiro, aquele que você realmente sente, não uma mera bajulação, mas, sim, o resultado da observação do potencial daqueles que nos cercam.

Muitas vezes, queremos que as pessoas deem o seu melhor, cobramos isso delas constantemente; só que, quando elas fazem algo muito bom, esquecemos de reconhecer este ato. Outro ponto relevante é o impacto que receber um elogio pode ter na autoestima de quem recebe, já que pode ajudar na melhora da autoconfiança, nas relações interpessoais, e, consequentemente, melhorando seus resultados.O reconhecimento contribui para a cooperação, em qualquer ambiente, seja profissional ou pessoal. Ao elogiarmos, conseguimos criar um elo, capaz de nos conectar ao outro, fazendo com que criemos empatia por ele e vice-versa. Dale Carnegie, autor do livro “Como fazer amigos e influenciar pessoas”, tem uma frase: “Nada inspira e toca mais as pessoas do que palavras de apreciação. Você e eu podemos esquecer logo as palavras de encorajamento e apreciação que pronunciamos agora, mas as pessoas para quem as falamos podem guardá-las como tesouros e repeti-las para si mesmas por toda a vida”.Por isso, elogie os esforços das pessoas a sua volta, para que, dessa forma, elas se sintam cada vez mais motivadas a continuar entregando o melhor de si, em tudo o que se propuserem a fazer.

Leia o texto de Diógenes Chaves

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Maurício Araujo: prefeitura já tem projetos orçados para pavimentar 20 ruas Anterior

Maurício Araujo: prefeitura já tem projetos orçados para pavimentar 20 ruas

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 para a semana de 30 de maio a 4 de junho Próximo

Confira a agenda de vacinação contra a Covid-19 para a semana de 30 de maio a 4 de junho

Geral