Nesta semana, foi anunciado o novo presidente do Instituto de Planejamento de Santa Maria (Iplan). A partir de agora, Daniel Pereyron deixa o cargo e quem assume a autarquia é o engenheiro agrônomo, Eduardo Mielke. Entre as propostas para a nova gestão estão a reformulação do Plano Diretor e a aproximação com as secretarias do município e com a comunidade.
Em entrevista à CDN, Mielke explicou sobre a atuação do Iplan, que compreende o assessoramento das pastas da prefeitura e a criação de mapas que auxiliam no planejamento e nos investimentos públicos:
– O planejamento é o cerne, é o que faz tudo acontecer, pois trata do ônibus, das ruas, da construção de casas, de loteamentos, de revitalização. Eu preciso planejar isso porque impacta no nosso dia a dia. Hoje, estamos cruzando mapas do crime, da habitação e da invasão, juntamos tudo, cruzamos com os mapas de saúde e de educação. Assim, conseguimos chegar nas oito regiões administrativas e levar para a gestão: olha, aqui precisa mais apoio educação, em outro lugar precisa de um CRAS ou olhar mais as ruas.
De acordo com Mielke, neste momento, o foco está na reformulação do Plano Diretor:
– Nós estamos reformando as leis que compõem o Plano Diretor, que são três: Lei do Uso do Solo, Código de Obras e a própria Lei do Plano Diretor. No dia 1º de junho, vamos fazer uma audiência pública justamente para reformar pequenas coisas que estavam desconformes, para podermos modernizar, deixar as regras mais claras para que, assim, o investimento aconteça.
Após o encaminhamento do Plano Diretor, estão previstas ações para o Distrito Criativo e para o Distrito Industrial.
Na oportunidade, o novo presidente do Iplan ainda reforçou que a parceria com o Sinduscon e um bom diálogo com a Câmara de Vereadores são fundamentais para a agilidade dos processos públicos. Além disso, a mudança da sede do Iplan para a prefeitura, deve facilitar a resolução das demandas da cidade.
– Ainda que a gente tenha no horizonte a médio prazo, a digitalização de todos os processos, nós ainda precisamos estar perto e junto das pessoas. É importante salientar que esses processos de azeitamento já estão acontecendo por meio de um grupo de trabalho integrado. Então, essa ida para o mesmo espaço é fundamental.
Leia mais notícias aqui