Região

Pesquisa ajuda a planejar o turismo na Quarta Colônia

Diário de Santa Maria

A prefeitura de Silveira Martins realiza, há três meses, o "levantamento estatístico da demanda turística". A pesquisa, que busca informações em diversas fontes, coleta dados semanalmente com a participação de 16 empreendimentos e, também, faz análise de atividades efêmeras e movimentação nos principais acessos do município.

A partir dos dados apurados da demanda turística, poder público e empresários poderão planejar melhor suas ações   Foto: Gabriel Haesbaert / NewCo DSM

O levantamento é coordenado pelo grupo técnico da Secretaria de Cultura, Turismo, Desporto e Eventos.

– Trata-se de uma metodologia de coleta de dados simples, mas os dados ficam mais interessantes quando analisados e relacionados com cenários e situações diversas – revela o secretário Rafael Egidio Ruviaro.

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Bacharel em Turismo e mestre em Patrimônio Cultural, Ruviaro afirma que a pesquisa inicial serve de base para a implantação definitiva de um índice de demanda permanente, que deverá produzir, ao longo dos anos, uma série histórica de informações para subsidiar o planejamento de ações do poder público, bem como as estratégias comerciais dos empresários locais e profissionais do turismo que atuam em Silveira Martins e na região da Quarta Colônia.

Entre as localidades abrangidas, estão especialmente Arroio Grande (Santa Maria), Val de Buia (Silveira Martins), Vale Vêneto (São João do Polêsine) e Recanto Maestro (Restinga Seca). É nessas localidades que se concentram 80% da oferta de serviços e atrativos turísticos da região, no trajeto conhecido como Rota Gastronômica da Imigração, e que envolve os quatro municípios.

– Nestes três primeiros meses, a pesquisa serviu para confirmar algumas estimativas empíricas. Um exemplo é o aumento de visitantes em determinados empreendimentos quando ocorrem eventos no município e nas proximidades. Mas, também, serviu para surpreender com dados que não imaginávamos ser tão significativos. Identificamos, neste primeiro trimestre, que, mensalmente, a população do município, que é de 2,6 mil habitantes, tem um acréscimo de 110%, chegando a uma média de 6 mil turistas mês – conta.

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Na opinião de Ruviaro, a propagação da oferta e a qualidade dos serviços ofertados são os maiores responsáveis pelo aumento do número de visitantes.– Sabemos que não há demanda cativa ou com perspectivas de ampliação sem a manutenção, atualização e ampliação da oferta. Estes dados comprovam a importância econômica e, consequentemente, social e cultural do turismo em Silveira, como um setor produtivo consolidado e em expansão – diz. 


Procura por atrativos ocorre durante os finais de semana

O estudo ainda possui outras informações importantes, como a taxa de ocupação dos serviços, considerando a periodicidade da oferta dos mesmos, que é de final de semana. Há um aproveitamento bastante elevado, atingindo quase que em sua totalidade números maiores que os 100% de ocupação.

Silveira Martins, Santa Maria, Restinga e Polêsine concentram 80% da oferta de atrativos da Rota Gastronômica Foto: Maiara Bersch / Agencia RBS

Porém este dado não surpreende os coordenadores da pesquisa, considerando que os empreendimentos pesquisados, na sua maioria, possuem espaços com capacidade não tão elevada, o que permite um rodízio completo de público por jornada de funcionamento, ou até mais, viabilizando atender sempre mais clientes em relação à capacidade física instalada, principalmente quando se tratam de restaurantes.

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Outro dado revelador é o comparativo entre o número de habitantes e o número de cadeiras disponíveis em restaurantes, tipo de serviço marcante na oferta turística do município, que é conhecido pela qualidade da culinária vêneta ofertada em diversas casas. São aproximadamente 900 cadeiras no município, para um público de 2,6 mil habitantes, o que faz com que, proporcionalmente, Silveira Martins tenha um dos mais elevados índices de oferta do setor de restaurante da região.

– Mesmo em teste, a pesquisa comprovou a importância de analisar técnica e estatisticamente os setores produtivos de um território, como é o caso do turismo em Silveira. Nosso desafio, agora, é poder ampliar a fonte de dados, para identificar o impacto nos setores indiretos, como o primário, por exemplo, que abastece com insumos locais a oferta direta de serviços turísticos – conclui Ruviaro.

* Com informações da prefeitura de Silveira Martins 

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