Aedes aegypti

Peruana é atendida no PA do Patronato com suspeita de zika vírus

"

Uma professora peruana, que está visitando Santa Maria, foi atendida na tarde desta terça-feira no Pronto-Atendimento (PA) do Patronato. Conforme os sintomas, a suspeita é que a mulher esteja contaminada com zika vírus.

São Gabriel tem caso confirmado de dengue

Cintya Denys Ampuero Vargas e o marido, o francês e também professor Patrice Perraudt, estão em Santa Maria desde quarta-feira. O casal está em viagem pelo Brasil há cerca de 70 dias, e já passou por diversos estados do país. Segundo Perraudt, desde que chegaram em Santa Maria, a mulher tem apresentado sintomas como dores nas articulações e manchas pelo corpo. O casal desconfia que a mulher possa ter sido picada pelo mosquito em outra região do país.

Três caminhões de entulhos são recolhidos durante mutirão no bairro Juscelino Kubitschek

– Ela apresentou todos os sintomas, sem exceção, e isso já faz uma semana. Nós estamos vindo de outros Estados, e tivemos contato com muitos mosquitos, em especial no Nordeste e no Mato Grosso – relata Perraudt.

Cintya foi atendida no PA do Patronato pela médica Rosane Wink. Segundo a doutora, a paciente chegou com dores articulares e inchaço nos joelhos, tornozelos, pés e mãos. Além disso, antes da consulta ela teria apresentado conjuntivite e manchas na pele, que já haviam desaparecido. A médica afirma que os sintomas são sugestivos para zika e, também, para a febre chikungunya.

– A paciente consultou devido às dores nas articulações e por ter estado em área de epidemia. Os sintomas dela são sugestivos para essas doenças. Foram coletados a sorologia para o Zika e a febre, mas o resultado oficial, com o diagnóstico preciso, só ficará pronto dentro de 20 dias. No entanto, não teremos como acompanhar, já que eles devem deixar a cidade – destaca Rosane.

Anvisa registra teste que detecta zika, chikungunya e dengue de forma combinada

No PA, a peruana realizou exames de rotina, como hemograma, teste renal e de coagulação, que apresentaram resultados normais. A professora foi medicada, ficou em observação no local, mas foi liberada ainda na terça-feira.

O casal deve permanecer em Santa Maria por mais alguns dias. Conforme o marido, Cintya ainda sentia dores até a manhã desta quarta, mas o casal ainda não havia decidido se aguardaria o resultado do exame na cidade ou se seguiria viagem antes disso.

"

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Depois do feriadão, filas nas lotéricas de Santa Maria

Próximo

Delegacia de Homicídios recebe sinal verde para funcionar em Santa Maria

Geral