A Delegacia Especializada em Homicídios de Santa Maria deve começar a funcionar a partir da semana que vem. A informação foi repassada à reportagem na manhã desta quarta-feira pelo delegado regional Sandro Meinerz. As informações são da Rádio Gaúcha Santa Maria.
Delegacia de Homicídio deve entrar em funcionamento até o final do ano
Na semana que vem já queremos que a delegacia esteja trabalhando, estima o delegado. Não vou dizer exatamente o dia porque vai depender de um arranjo interno que nós temos que terminar de fazer para poder ter a delegacia com condições mínimas de funcionamento.
Novo delegado regional quer criar delegacia de homicídio em Santa Maria
O "arranjo interno" se refere à alocação de profissionais para a nova delegacia. Ela poderia começar a funcionar hoje, no entanto, como é um período de férias, nem todos estão na cidade. Alguns já foram designados para o novo local no fim de janeiro. Em março, haverá um evento formal para apresentar a delegacia à população.
Mais um passo será dado para a criação da Delegacia de Homicídios
Meinerz antecipa, no entanto, que ela vai funcionar no lugar da Delegacia de Trânsito, que fica na Rua Joana DArc, bairro Nossa Senhora de Lourdes. Onze profissionais farão parte da equipe, incluindo o delegado, que será o Gabriel Zanella. Eles trabalharão em três equipes em regime de sobreaviso independente do horário que o crime acontecer, alguém será acionado para ir até o local.
Sandro Meinerz fala sobre os projetos e desafios para a Delegacia Regional
A intenção com a delegacia especializada, conforme o delegado Meinerz, é começar a trabalhar em cima do caso tão logo o crime tiver acontecido, pois assim as chances de resolução são maiores.
Quanto mais rápido se começa a investigação, maiores são as chances de elucidação de qualquer crime, principalmente o homicídio que é o crime mais grave afirma.
Em 2015, sem a Delegacia de Homicídios, a Polícia Civil resolveu quase 80% dos casos de assassinato em Santa Maria. Dos 56, 44 foram resolvidos. Com a nova delegacia, a expectativa é que o percentual de elucidações aumente e que o número de casos de assassinato diminua, pois será responsabilidade da delegacia investigar casos de tentativa de homicídio.
No dia 16 de dezembro, o edital para a delegacia foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE). Faltava a assinatura de uma portaria por parte do chefe do Departamento de Polícia do Interior para instituir a divisão de investigação, o que aconteceu no fim de janeiro.
"