Ocorre nesta sexta-feira (22) em Santa Maria um mutirão de cadastros para castração de cães fêmeas pelo serviço Castramóvel. A ação será no turno da tarde, na Associação Comunitária do Bairro Cipriano da Rocha.
Podem ser inscritos cães de no máximo 30 quilos e de tutores que estejam inscritos no CadÚnico. Para fazer o cadastro, basta comparecer na ação com cópia da folha resumo do CadÚnico atualizado, comprovante de residência, CPF, RG e uma foto impressa do animal. A equipe de profissionais estará disponível das as 14h às 16h. O atendimento será por ordem de chegada.
+ Entre no canal do Diário no WhatsApp e confira as principais notícias do dia
A inscrição também pode ser feita pela internet, enviando e-mail para o endereço castracao.sma@gmail.com. É preciso anexar as cópias dos documentos solicitados.
Após o cadastro, a Superintendência de Controle e Bem-Estar Animal deve entrar em contato por ligação telefônica para comunicar as datas e os horários das castrações. Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, o contato deve ser feito pelo e-mail castracao.sma@gmail.com ou pelo telefone (55) 3174-1543, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.
Quem pode participar?
É necessário que o animal:
- Tenha idade mínima de 6 meses e máxima de 8 anos;
- Tenha, preferencialmente, peso máximo de 30 quilos;
- Esteja estritamente domiciliado, alojado dentro das dependências do imóvel, e sem livre acesso à rua e contato com outros animais;
- Esteja vermifugado e em bom estado de saúde e higiene.
Não são aceitos animais:
- Braquicefálicos (focinho curto), como pug, pinscher, lhasa apso, shih-tzu, buldogue e outros mestiços com essa característica devido ao risco anestésico;
- Com pulgas, carrapatos, sarna, diarreia, fracos ou debilitados, ou acometidos por doenças infectocontagiosas;
- Portadores de TVT (fêmeas e machos) ou com tratamento quimioterápico em andamento;
- Em período de estro (cio), em gestação ou amamentando;
- Que estejam soltos ou semidomiciliados;
- Com tumores ou neoplasias.
Como funciona o serviço?
O procedimento cirúrgico realizado é a ovariohisterectomia, que consiste na castração de animais fêmeas por meio da remoção dos seus ovários e útero. O Castramóvel é gerido pela empresa Ninagut Consultoria Veterinária, de Minas Gerais, vencedora da licitação.
*Com informações da prefeitura de Santa Maria.