Período de confirmação e transferências das matrículas nas escolas estaduais segue até 13 de janeiro; veja os documentos necessários

Vitória Parise

Período de confirmação e transferências das matrículas nas escolas estaduais segue até 13 de janeiro; veja os documentos necessários

Eduardo Ramos

Com início na segunda-feira (2) período de confirmação das matrículas e solicitação de transferências da Rede Estadual para o ano letivo de 2023 segue até o dia 13 de janeiro diretamente na escola para onde o estudante foi designado. Para isso, é necessário que pais ou responsáveis apresentem a documentação necessária para a efetivação da vaga. Ao vivo no programa Bom Dia, Cidade desta quarta (4), o coordenador da 8ª Coordenadoria Regional de Educação, José Luís Eggres, trouxe detalhes sobre o cronograma e também comentou sobre as expectativas para este ano, já que o governador reeleito Eduardo Leite (PSDB) afirmou que a educação será prioridade no seu mandato.

— Algumas mudanças aconteceram com o projeto que foi aprovado em dezembro e já organizou outra estrutura dentro da Secretaria de Educação: nós teremos gabinete, quatro subsecretarias, a Superintendência de Serviço da Educação Profissional, dando mais autonomia para essas subsecretarias para fazer com que os processos sejam mais rápidos e a gente possa atender as demandas — explica.

As inscrições e transferências online somente serão efetivadas com a matrícula presencial nas escolas e mediante a entrega dos seguintes documentos:

Certidão de nascimento ou RG do aluno e comprovante de escolaridade;

Comprovante de residência do responsável e RG do responsável;

Para alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental: CNS (Cartão Nacional de Saúde), NIS (Número de Identificação Social) e atestado de vacinação.

Alunos não designados

Em casos específicos de não designação, a Secretaria Estadual da Educação reforça que os pais ou responsáveis devem entrar em contato diretamente com a Central de Matrículas de Santa Maria:

Endereço: Rua Serafim Valandro, n°369 — Bairro Nossa Sra. do Rosário;

Horário de atendimento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30

Telefone: (55) 3219-3338 ou (55) 3217-7058

E-mail: [email protected]

Os servidores da Seduc estarão à disposição para solucionar cada um dos casos de forma conjunta com as famílias e nenhum estudante ficará sem a vaga na Rede Estadual de Ensino.

Novidade para o 2º Ano do Ensino Médio

Com a implementação do Ensino Médio Gaúcho na Rede Estadual, os estudantes que ingressam no 2° Ano em 2023 deverão fazer sua escolha do Itinerário Formativo — Trilha de Aprofundamento Curricular. Para isso, basta que o aluno entre no Aplicativo Escola RS e faça seu login.

Após a confirmação dos dados, os componentes curriculares, que compõe as trilhas e foram definidos pelas escolas após pesquisa de interesse com os estudantes, estarão disponíveis para serem selecionados por eles. A escolha do itinerário formativo deverá ser feita na escola.

Pré-matrícula

Devem fazer a pré-matrícula os estudantes que ingressam no 1º Ano do Ensino Fundamental ou no 1º Ano do Ensino Médio. Para ingresso no 1º Ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade mínima de seis anos completos até o dia 31 de março de 2023.

No momento da solicitação de pré-matrícula, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. É preciso selecionar o tipo de ensino, a série, o turno de interesse e informar se tem irmão matriculado na instituição de ensino desejada.

O resultado da pré-matrícula será enviado por e-mail e também estará disponível no site da Seduc a partir do dia 30 de dezembro. Depois, a matrícula precisará ser confirmada com a entrega da documentação e a efetivação da matrícula, presencialmente, na unidade escolar onde a vaga foi obtida.

Rematrícula

A matrícula ocorre de forma automática para os alunos que estão com 75% ou mais de frequência até o final do 3º bimestre (dia 4 de outubro). Para os demais, é necessário comparecer presencialmente na sua escola para efetivar a rematrícula.

Transferências

O período de transferências da Rede Estadual ocorre entre os dias 2 e 13 de janeiro. Os alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) devem fazer o processo pelo site da Seduc.

A prioridade se dará por proximidade da residência do estudante com a instituição de ensino, combinada com o critério da menor idade, salvo quando o aluno tiver irmãos que frequentam a escola pretendida. No momento da solicitação de transferência, o responsável pelo estudante ou o próprio aluno poderão preencher até três opções de unidades escolares, por ordem de preferência. Os estudantes dos cursos técnicos e do Curso Normal devem pedir a transferência diretamente na escola pretendida.

Confira o cronograma completo:

2/1/2023 a 13/1/2023 

Efetivação das matrículas e entrega das documentações na escola para a qual foi designado

2/1/2023 a 13/1/2023 

Transferências (Ensino Fundamental, do 2º ao 9º ano, e Ensino Médio, 2º e 3º ano) e reingresso EJA (Ensino Fundamental e Médio)

30/1/2023 

Divulgação dos pedidos de transferências disponíveis no site da Secretaria de Educação e enviada por e-mail

30/1/2023 a 9/2/2023 

Efetivação das matrículas, transferências e entrega das documentações na escola para a qual foi designado

*com informações da Secretaria de Educação do Estado

Secretaria da Educação divulga calendário de matrículas da Rede Estadual para 2023

Enem 2023 já tem data de aplicação; confira o calendário

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Aberta licitação para escolher empresa responsável pela manutenção dos pontos de iluminação da área urbana de Santa Maria Anterior

Aberta licitação para escolher empresa responsável pela manutenção dos pontos de iluminação da área urbana de Santa Maria

Após dupla tentativa de execução, polícia apreende arma e drogas na casa das vítimas Próximo

Após dupla tentativa de execução, polícia apreende arma e drogas na casa das vítimas

Geral