Artigo

OPINIÃO: 74ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira: ''Com Maria, sigamos Jesus''

Mário Gaiger

Neste domingo, acontece a 74ª Romaria de Nossa Senhora Medianeira. Sem dúvidas, a maior concentração que Santa Maria tem, quando recebe milhares de peregrinos, não apenas do Rio Grande do Sul, mas, também, de outros Estados e países vizinhos. Esta multidão se desloca para pedir e agradecer. A Mãe está sempre de braços abertos para nos acolher. E neste Ano Mariano, em que, há poucos dias, celebramos os 300 anos da aparição de Nossa Senhora Aparecida, nas redes dos pescadores, muito temos a pedir e a agradecer. O aparecimento da Virgem Maria, que tomou a cor negra, para se colocar junto aos escravos, aos pobres e oprimidos, é uma lição para todos nós. 

 Leia mais artigos 

Há 300 anos, os seres humanos da África, irmãos nossos, eram trazidos para o Brasil, presos e acorrentados para serem escravizados, sujeitos a toda espécie de exploração. A Mae, mãe de todos nós, de todas as cores e raças, tomou a cor daqueles que mais sofriam. Para mostrar que ela, mãe do Salvador, nascido em uma manjedoura, é mãe de todos os seres humanos, não importando cor, raça e status. Para ela, somos todos filhos iguais.

A Mãe Medianeira, que escolheu a cidade que leva seu nome, também escolheu um pescador, mas pescador de almas, Pe. Ignácio Vale, para, junto a outras pessoas, construir o seu Santuário. E graças abundantes têm sido derramadas, e ela, sempre pronta a nos atender. Santa Maria, Rio Grande do Sul e o Brasil, mais do que nunca, precisam que esta Mãe nos mostre que todos somos iguais, que o amor que seu filho nos ensinou e até entregar a vida na cruz é amarmos uns aos outros, como irmãos. 

Esse Santuário, que foi construído parte com o trabalho dos seminaristas, arrancando pedras, onde hoje está o Seminário São José, e ajudando na construção das duas lajes da cripta, trabalho artesanal, executado com muito amor, seja, para nós, exemplo para a construção de nossas vidas e de uma igreja, onde sejamos mais participativos. Nossas intenções e orações sejam pela igreja, pelas vocações sacerdotais e religiosas e pela construção de um mundo novo, uma sociedade mais justa, onde não apenas poucos tenham muito, mas todos tenham o suficiente para ter uma vida mais digna. 

Que o Brasil, que tanto amamos, fique livre daqueles que não compreendem a missão a eles confiada por seus eleitores e surjam novos valores na busca da paz e da prosperidade.

Mãe Medianeira, te pedimos pelo povo brasileiro, pelos milhões de desempregados, e que nós, cristãos, assumamos o nosso compromisso de ser sol, fermento e luz. Tenhamos a coragem de tomar atitudes, nos posicionar contra injustiças e tudo aquilo que fere o ser humano.

A Romaria também nos dá a oportunidade de saborear aqueles doces incríveis, cujo melhor ingrediente é o amor do trabalho voluntário.

Mae Medianeira de todas as graças, rogai por nós!


Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Com obra atrasada, Ponte das Tunas volta a sofrer bloqueio

Próximo

Mais de 160 vagas de empregos e estágios para quarta-feira

Geral