voluntariado

ONG Engenheiros Sem Fronteiras seleciona voluntários para projetos sociais em Santa Maria

da redação

Foto: ONG Engenheiros Sem Fronteiras (Divulgação)
Aplicar caixas longa vida em frestas de casas de madeira faz parte do projeto Lares sem Frestas

A Organização Não-Governamental (ONG) Engenheiros Sem Fronteiras está com as inscrições abertas para voluntários que desejam fazer parte de algum dos seis projetos desenvolvidos em Santa Maria. As inscrições, que começaram no dia 6 de março, encerram no dia 15 de março pela internet. Os candidatos não precisam ser necessariamente da área de engenharias para participar. 

De hoje até sexta-feira, trânsito no entorno da Saturnino tem bloqueios

Após fazer a inscrição no formulário, é preciso confirmar com um pagamento de R$ 5, no hall do Centro de Tecnologia da UFSM entre os dias 11 e 15 de março das 12h30min às 13h30min (enquanto duraram nossas vagas). A ONG vai realizar um encontro entre os dias 21 e 23 de março com dinâmicas. As entrevistas devem ocorrer nos dias 8 a 10 de abril.

CONHEÇA OS PROJETOS

  • Lares sem Frestas - busca reduzir de forma sustentável os problemas causados pelas frestas em casas de madeira, utilizando caixas longa vida que seriam descartadas pela comunidade. Essas caixas são cortadas e limpas, possibilitando a aplicação nas paredes de madeira. Assim, problemas como mofo, frio e entrada de insetos nas casas são minimizados.
  • AMPLA - evento organizado anualmente visa quebrar paradigmas da engenharia, debater empreendedorismo social, educação, novas formas de viver e de produzir um novo mundo (permacultura e bioconstrução), desenvolvimento humano (mindfulness e meditação) e empoderamento social. Neste ano ele vai acontecer entre os dias 26 a 28 de abril. É aberto a todo público e custa R$ 25 (primeiro lote), à venda no site do Polvo Tickets
  • ARCE (Alternativas de Redução de Consumo Energético) - é um projeto que tem a iniciativa de analisar, estudar e corrigir irregularidades encontradas em sistemas elétricos de um ambiente, além de desenvolver alternativas para a redução do consumo energético e conscientizar os colaboradores sobre o uso correto do mesmo. Neste semestre o projeto continuará a aplicação em uma escola infantil de Santa Maria. 
  • Captação - o projeto da captação tem o objetivo de utilizar conhecimentos de engenharia para reaproveitamento da água da chuva, visando a economia, o não desperdício e o uso sustentável da água.
  • Casa de Educação para Sustentabilidade - visa reformular um espaço da UFSM para a utilizar como apoio acadêmico, e fomentar estudos científicos, práticas sustentáveis e relações humanas.
  • EDUCA - o projeto baseia-se em aulas de reforço escolar ministradas a jovens e crianças do bairro KM3. Além do debate sobre conhecimentos gerais, são proporcionadas aulas com diversas dinâmicas, e também passeios, para que assim conheçam diferentes lugares de Santa Maria. Acreditamos no poder da educação, e precisamos da sua motivação para que cada vez mais possamos transmitir conhecimentos e alcançar inúmeros jovens.

ONG ENGENHEIROS SEM FRONTEIRAS
Engineers Without Borders (no Brasil, Engenheiros Sem Fronteiras) é uma organização não governamental que surgiu na França, em meados dos anos 80, com o objetivo de prover as necessidades de comunidades e pessoas desfavorecidas através de projetos de engenharia. Hoje, estão presentes em 65 países, atuando em causas sociais, ambientais e educacionais. O Brasil possui núcleos em todas as regiões e mais de mil voluntários envolvidos diretamente.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

FOTOS: pai e madrasta de Bernardo sentam juntos durante júri Anterior

FOTOS: pai e madrasta de Bernardo sentam juntos durante júri

De hoje até sexta-feira, trânsito no entorno da Saturnino tem bloqueios Próximo

De hoje até sexta-feira, trânsito no entorno da Saturnino tem bloqueios

Geral