Bernardo Abbad
O palco do Theatro Treze de Maio ficou pequeno para a grande festa da diversidade promovida na noite de quinta-feira, 24, às 20h, pela ONG Igualdade. Pessoas de diversas áreas de Santa Maria e região foram reconhecidas com o certificado Amigos da Diversidade, pelo apoio às causas da comunidade LGBT+, e três pessoas foram homenageadas com o tradicional troféu Triângulo Rosa. Conforme uma das coordenadoras da ONG Igualdade, Marquita Quevedo, a noite foi para celebrar a cultura e as vivências da população LGBT+ em Santa Maria:
– A grande intenção do evento também é homenagear e valorizar pessoas que estão sempre do nosso lado, nos dando força e, principalmente, oportunidades, na luta contra os preconceitos. Nada mais justo do que ter essas pessoas conosco em um momento cultural tão alegre como esse.
A noite também contou com performances de dança, música e poesia. Entre os artistas que se apresentaram, estavam Laura Maciel, Grupo de Danças Contemporânea Almas Negras, Gustavo Rocha – Afroguga, Tezí, Sariana Lima e Pablo Kempz. Entre as temáticas das apresentações, se destacaram as referências ao Mês da Consciência Negra.
RECONHECIMENTO
Os homenageados com o troféu Triângulo Rosa esse ano foram o editor de Cultura do Grupo Diário, Cassiano Cavalheiro; o Ambulatório Transcender, que presta atendimento especializado a homens e mulheres trans e travestis de Santa Maria, e a vereadora de Porto Alegre Daiana Santos (PCdoB), primeira mulher LGBT+ negra eleita deputada federal pelo Rio Grande do Sul. Entre os nomes que já receberam o Triângulo Rosa, estão Marcelly Malta, Célio Colin, a Cia. Retalhos de Teatro, Liana Merladete, Flavi Lisboa, dentre outros.
Cassiano Cavalheiro foi um dos homenageados com o Troféu Triângulo Rosa.
Para Cassiano Cavalheiro, que já havia recebido o certificado Amigos da Diversidade anteriormente, é uma honra ter o seu trabalho como jornalista e editor de Cultura reconhecido:
– Para mim é como se tivesse um aval de que meu trabalho está dando certo e que as pautas que eu tanto luto têm repercutido positivamente aqui na cidade.
O Ambulatório Transcender surgiu, há pouco mais de dois anos, para atender o público LGBT+ de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o coordenador do espaço, o técnico em saúde mental Paulo Horvath, o Ambulatório faz o acompanhamento psicológico ou encaminha pessoas trans e travestis para a hormonização, caso necessário, na Casa de Saúde.
– Pra nós, é um orgulho e uma responsabilidade, porque nosso ambulatório está em pleno funcionamento esse ano. Esse prêmio, embora precoce, vêm para nos ajudar a corresponder e agregar sempre em prol da comunidade LGBT+. Estamos à disposição da comunidade – finaliza Paulo.
Leia todas as notícias